• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/08/2008
Idiomas

Educação, interatividade e agenda cultural a baixo custo

Educação, interação e cultura. Unir três dos elementos fundamentais para a formação de um cidadão a partir da agenda cultural paulistana é a missão do site Catraca Livre: www.catracalivre.com.br. Ser […]

Educação, interação e cultura. Unir três dos elementos fundamentais para a formação de um cidadão a partir da agenda cultural paulistana é a missão do site Catraca Livre: www.catracalivre.com.br. Ser gratuito ou oferecer ingressos a preços populares é o critério para que o evento entre na programação do portal. Shows, filmes, exposições e peças de teatro são os personagens que darão vida ao site.

A proposta vai muito além da divulgação. Os programas importantes serão sempre contextualizados. A missão do site é transformar a cidade de São Paulo em uma grande escola fazendo dos pontos de arte a sala de aula.

O projeto inovador conta com a UNIESP – União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo – como parceira. A instituição possui quatro unidades no centro da capital paulista, além de diversos campi universitários por todo o Estado. Os professores do Instituto Superior de Ensino (ISE) da UNIESP farão análises educacionais de cada atração divulgada no site para dar dicas de como utilizar cada evento dentro da sala de aula aos futuros docentes e indicar fontes de estudos a quem se interessar.

Na editoria “Repórter Catraca”, o público participa produzindo material. Depois de assistir a uma peça de teatro, por exemplo, o internauta pode publicar um relato na Catraca.

Estudantes estão ligados ao site por meio de blogs. Cada um terá autonomia para escrever em seu próprio blog o que considera importante, seja uma informação sobre eventos que acontecem no centro da cidade, seja sobre a programação do bairro onde mora. A intenção é fazer com que eles repassem a vida cultural local de cada comunidade para seus amigos e familiares.