sexta-feira, 21/07/2006

Alunos de EJA fazem exposição dos trabalhos realizados em Escola Estadual do interior

Segundo os professores, eles expuseram as pesquisas em grande estilo Quem disse que existe idade para aprender? No caso dos alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos – […]

Segundo os professores, eles expuseram as pesquisas em grande estilo

Quem disse que existe idade para aprender? No caso dos alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos – da Escola Estadual João Rodrigues Bueno, em Sorocaba, no interior do Estado, isso é o que menos importa. Prova disso foi a exposição “Nossos Lugares, Riquezas e Culturas”, que marcou o encerramento de um projeto de Geografia.

De acordo com a direção da escola, eles expuseram as pesquisas em grande estilo, mostrando que não apenas fazem trabalhos bem feitos, mas que também sabem falar bem do que fazem, valorizando nosso município e as riquezas de outros lugares.

O que é o EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que dá chance de estudo para quem não teve oportunidade, e também para aqueles que necessitaram interromper o curso antes de concluí-lo na idade adequada.

O programa EJA, é dividido três modalidades: Curso Presencial; Curso de Presença Flexível; e Cursos à distância.

Curso presencial

É oferecido para as quatro últimas séries de ensino fundamental com carga horária de quatro semestres letivos, e para o ensino médio, com três semestres letivos. Ambos requerem presença obrigatória de alunos. A idade mínima para a matrícula no ensino fundamental é 14 anos completos. Já para sua conclusão, 15 anos completos. Para o ensino médio, a idade mínima para a matrícula é 17 anos completos; e para a conclusão, 18 anos completos.

Os cursos são oferecidos pelas Escolas da Rede Pública e da Rede Particular de Ensino, e a legislação segue de acordo com a do ensino regular nº 9.394/96

Curso de presença flexível

As telessalas funcionam em algumas escolas da Rede Estadual, e oferecem cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. No Ensino Fundamental, é necessário que o aluno tenha 14 anos completos para efetuar a matrícula e 15 anos completos para a conclusão. Para o Ensino Médio, são necessários 17 anos completos para a matrícula, e 18 anos completos para a conclusão.

A avaliação do desempenho escolar do aluno é feita por avaliações periódicas, que são programadas pelo orientador de aprendizagem com o mínimo de duas avaliações por disciplina; e exames presenciais realizados na própria instituição. A esses últimos, somente será submetido o aluno que obtiver resultados satisfatórios nas avaliações realizadas no decorrer do curso. As telessalas comportam um mínimo de 50 alunos e no máximo, 80 alunos. A própria Secretaria de Estado da Educação é credenciada a fornecer o certificado do curso.