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quinta-feira, 13/10/2005
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Secretaria de Educação abre primeiro curso Latu Sensu para diretores de escolas estaduais

Pós-graduação vai formar seis mil gestores como líderes comunitários e empreendedores sociais Seis mil diretores de escola da rede pública de São Paulo começarão, em novembro, o primeiro curso de […]

Pós-graduação vai formar seis mil gestores como líderes comunitários e empreendedores sociais

Seis mil diretores de escola da rede pública de São Paulo começarão, em novembro, o primeiro curso de pós-graduação oferecido pela Secretaria de Estado da Educação. A formação latu sensu O Diretor de Escola como Líder Comunitário e Empreendedor Social acontecerá em dois pólos da Unicamp, em Campinas e no Morumbi, com 75% de atividades à distância e 25% de atividades presenciais, fora do horário de trabalho.

As duas grandes vertentes do programa vão abordar as Relações Humanas e as Funções do Gestor , tendo como foco principal a figura do líder comunitário e do empreendedor de iniciativas sociais. Com esta pós-graduação, que teve na sua origem formulações do jornalista Gilberto Dimenstein e do Programa Aprendiz, o gestor terá à disposição ferramentas que o qualificarão ainda mais para lidar com a comunidade e suas necessidades.

Na unidade temática que trata das Relações Humanas serão abordados:

  • Qualidade, aspectos motivacionais e relações interpessoais;
  • Administração de conflitos;
  • Valorização e motivação das pessoas;
  • Construção de relações com a comunidade escolar, dinâmica e com qualidade de atendimento;
  • Gerenciamento da comunidade externa;
  • Democratização das relações do poder e do trabalho escolar;
  • Autonomia participativa, integração e competência;
  • O conhecimento como processo de construção coletiva.

Os temas voltados para as funções do gestor, como líder comunitário e como empreendedor social são:

•  Como Líder Comunitário:

  • a prática gerencial e as relações sociais;
  • a gestão participativa, pedagógica, de pessoas e de tempo;
  • planejamento estratégico, parcerias e comunicação;
  • desenvolvimento, valorização e reconhecimento de trabalho de equipes e lideranças;
  • formas de criação e obtenção de recursos;
  • a gestão de serviços de apoio e de recursos financeiros;
  • processos de trabalho e metodologia de condução de projetos.

•  Como Empreendedor Social:

  • a escola como protagonista de mudanças sociais;
  • aprender e empreender no mundo corporativo;
  • a gestão empresarial;
  • competências e habilidades do empreendedor;
  • técnicas e ferramentas de conhecimento de mercado;
  • legislação básica: trabalhista e tributária

O curso foi especialmente formatado para a Secretaria de Estado da Educação, atendendo uma demanda já identificada na realidade escolar pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), que organiza o curso de formação. O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, enfatizou a experiência inovadora e pioneira da universidade em formar seis mil diretores no primeiro latu sensu realizado em parceria com a Secretaria. Esta iniciativa atende à exigência de melhor qualidade de ensino, contemplando uma rede que possui quase seis milhões de alunos, matriculados em mais de cinco mil escolas e preparados por 236 mil educadores.

O curso, que terminará em dezembro de 2006, está aberto a dirigentes regionais, diretores de escola titulares de cargo em efetivo exercício, diretores titulares de cargo em outra função, diretores designados, vice-diretores, supervisores de ensino, assistentes técnicos pedagógicos em exercício na oficina pedagógica e professores coordenadores da Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo, onde o diretor ou vice não se inscreveram.

 

Vera Souza Dantas