terça-feira, 30/11/2004

Guaratinguetá realiza V Fórum de Meio Ambiente

“Água: a busca pela sustentabilidade”, é o tema das palestras da quinta edição do Fórum de Meio Ambiente a ser realizado pela Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, nos próximos dias […]

“Água: a busca pela sustentabilidade”, é o tema das palestras da quinta edição do Fórum de Meio Ambiente a ser realizado pela Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, nos próximos dias 1 e 2 de dezembro.

Ingrediente essencial da vida, a água é o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Com a negligência de alguns países e a falta de visão com relação a este recurso, a Diretoria de Guaratinguetá avança no processo e proporciona o V Fórum Ambiental para funcionar como uma capacitação aos educadores da região e sensibilizá-los nas questões ambientais.

“Este fórum pretende ser um espaço para a reflexão sobre a idéia de sustentabilidade e a sua relação com o modo de vida das pessoas, permitindo que a comunidade escolar possa incorporar essa idéia ao seu cotidiano e dela fazer uso para questionar e buscar soluções para os problemas ambientais no seu dia a dia”, concluiu, o dirigente da região, Eduardo Ferreira de Castro.

O evento está sendo feito em parceria com instituições de nível superior da região, o CATI, o SESI e o Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul. A parceria tem como objetivo construir uma cultura de redução de consumo e da preservação da água doce no Vale do Rio Paraíba paulista com possibilidades de irradiação desta mentalidade para os estados vizinhos.

Este encontro se constitui na primeira ação local do Projeto Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo , que publicou e forneceu material sobre o assunto para todas as escolas da Rede Estadual de Ensino e terá continuidade em 2005.

O V Fórum de Meio Ambiente terá palestras no período da manhã e oficinas à tarde, terminando as atividades com plenária, nos dias 01 e 02 de dezembro na cidade de Cruzeiro, atendendo os 17 municípios incorporados à Diretoria de Ensino de Guaratinguetá.

Confira da Programação:

Dias 01 E 02 DE DEZEMBRO DE 2004
Local:

SESI CAT – Cruzeiro
Rua Durvalino de Castro, 501
Bairro Vila Ana Rosa
Cruzeiro – SP

Dia 01 de dezembro de 2004

Manhã

8h – Credenciamento
Medicina Chinesa “Lien Chi

8h30 – Abertura – Prof. Eduardo Ferreira de Castro
Dirigente Regional de Ensino
Apresentação Artística

9h – Palestra Meio Ambiente – Fábio Loyola – INPE
10h15 – Intervalo

10h45 – Palestras:

A utilização do solo agrícola frente à preservação de recursos hídricos
Marcos Martinelli – Engenheiro Agrônomo
CATI – Guaratinguetá
A Formação de Comitês das Águas nos
Municípios do Vale do Paraíba
Romildo Eugenio de Souza – CBH-PS

12h30 – Almoço com apresentação artística
Tarde

14h – Oficinas:
Paulo Freire, a Educação Ambiental.
Prof. José Felício Goussain Murade

12h30 – Almoço

Tarde

14h – Oficinas:
Paulo Freire, a Educação Ambiental.
Prof. José Felício Goussain Murade
Doutorando em Ciências Ambientais -UNITAU