• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/09/2011
Últimas Notícias

Quatro alunas da região de Marília são destaque nas Paraolimpíadas Escolares 2011

A delegação paulista obteve o primeiro lugar nas modalidades natação, atletismo e tênis de mesa e conquistou 160 medalhas Quatro alunas de escolas estaduais da região de Marília obtiveram destaque […]

A delegação paulista obteve o primeiro lugar nas modalidades natação, atletismo e tênis de mesa e conquistou 160 medalhas

Quatro alunas de escolas estaduais da região de Marília obtiveram destaque nas Paraolimpíadas Escolares 2011, realizadas de 26 a 31 de agosto, na capital paulista. O excelente desempenho das estudantes de Marília na modalidade natação contribuiu para que o Estado de São Paulo vencesse a competição nacional.

Carolaine Beatriz Oliveira da Silva, aluna da Escola Estadual Prof. João Antonio Baptista, conquistou o primeiro lugar em natação na prova dos 50m livre, 50m borboleta e no revezamento 4×50 medley; Nilwelen Cristina de Souza Oliveira, da Escola Estadual Amélia Lopes Anders, obteve o segundo lugar nos 50m livre; Mirielle Lopes Oliveira Gonçalves, da Escola Estadual José Alfredo de Almeida, ganhou em primeiro lugar nos 50m livre, 200 medley e revezamento 4x50m; e Jéssica Michelly Baptistoni Stefani, da Escola Estadual Nelson Cabrine, ficou em quarto lugar no 50m livre. Vale ressaltar que o esporte tem diferentes categorias em cada prova olímpica.

O evento esportivo é a maior competição para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo. Participaram da disputa alunos com deficiência visual, física ou intelectual, de 12 a 19 anos, regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de 23 Estados e do Distrito Federal.

Na classificação geral, considerando as dez modalidades do evento, São Paulo ficou em primeiro lugar com 61 pontos, seguido pelo Rio de Janeiro com 60 e Minas Gerais com 45,5. Na sequência do ranking vieram os Estados de Santa Catariana, Mato Grosso do Sul e Pará. Na edição anterior, em 2010, o Rio de Janeiro ganhou o campeonato.

Os atletas paulistas conquistaram 160 medalhas, sendo 96 de ouro, 43 de prata e 21 de bronze e venceram em primeiro lugar no tênis de mesa (para deficientes intelectual e/ou físico), no atletismo masculino e feminino (para jovens com deficiência física, intelectual e/ou visual) e na natação masculina e feminina (também disputada por atletas com um dos três tipos de deficiências). Nas modalidades masculina e feminina do goalball (para estudante com deficiência visual), os estudantes ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares.

Os alunos da rede pública paulista se destacaram ainda no voleibol sentado (para deficiente físico), modalidade na qual se classificaram em segundo lugar; no judô (para deficiente visual), esporte em que conquistaram a terceira posição; e no tênis em cadeira de rodas (voltado a deficiente físico), com a quarta colocação. No futebol de cinco (para deficientes visuais) a equipe paulista obteve o quarto lugar e no futebol de sete (para deficientes físicos), o quinto. A quinta posição também foi o resultado de São Paulo na disputa da bocha (para deficiente físico).

Todas as modalidades da competição são reconhecidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional, o que faz da disputa uma das principais bases de referência para a escolha da equipe nacional nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. As Paraolimpíadas Escolares também qualificam os alunos com deficiência para o programa Bolsa Atleta na categoria escolar.

Evento

A terceira edição da disputa reuniu 1.232 competidores e, ao todo, 1.800 participantes contando também com as equipes técnicas. Neste ano, o Estado de São Paulo teve a maior delegação do evento formada por 176 integrantes, incluindo os 116 atletas, quatro atletas-guia e 56 técnicos e dirigentes. Pela primeira vez na competição, dois Estados nordestinos fizeram sua estréia nas Paraolimpíadas Escolares: Ceará e Piauí.

O Comitê Paraolímpico Brasileiro organiza a competição em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a Prefeitura de São Paulo e com o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado.