Utilizar os meios de comunicação como processo educativo nas escolas estaduais, era uma proposta tímida, em 1994, quando a Diretoria de Ensino estabeleceu uma parceria com o Jornal de Jundiaí.
O trabalho começou com apenas cinco escolas e, em 10 anos de atuação, o número saltou para 123 escolas, sendo 37 delas estaduais.
Assim surgiu Projeto “JJ na Educação”, com o objetivo de incentivar a leitura nos Ensinos Fundamental e Médio, desenvolver o senso crítico e promover a atualização dos alunos das escolas estaduais da região que participam do projeto.
O 10º aniversário da parceria bem sucedida será comemorado, nesta quinta, dia 16, no Hotel Estância Santa Mônica, a partir das 9h.
Estima-se que, ao longo desses anos, 105 mil alunos tenham acompanhado o projeto nas instituições escolares de Jundiaí e em mais sete cidades da região: Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itatiba, Várzea Paulista, Vinhedo, Louveira e Francisco Morato. Já os profissionais da educação envolvidos com o projeto contabilizam cerca de 20 mil. Apenas neste segundo semestre de 2004, cerca de mil educadores aderiram ao projeto em sala de aula.
O projeto “JJ na Educação” promove, semanalmente, oficinas educativas com informações da produção e funcionamento de um jornal.
De acordo com o professor Fernando Bandini, responsável pelo projeto nas escolas, o sucesso se dá em virtude da facilidade de acesso do jornal e sua adequação em qualquer linha pedagógica. “Sempre há espaço para jornais nas salas de aula e, com isso, difundimos o jornal como meio de educação e informação; visto que os alunos ainda podem conhecer a região onde vivem”, disse.
Baldini monitora e coordena as atividades, percorre as escolas, mostra o universo jornalístico aos estudantes e oferece informações adicionais sobre o veículo de comunicação impressa.
O Dirigente Regional de Ensino, Onofre Martins, esclarece que a cada trimestre os alunos das Escolas Estaduais de Jundiaí e Região, distribuídos em grupos, assinam uma página do jornal, reservada especialmente para eles, frisando que muitas escolas começaram, efetivamente, a produção de seus jornais de circulação interna, a partir do desenvolvimento do projeto JJ na Educação.
Luciane Salles