• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 08/12/2025
Destaque

‘Agora eu vou enxergar e fazer toda a lição’, diz estudante da rede estadual beneficiada pelo projeto Olhar o Futuro SP

Nesta segunda-feira (8), cerca de 200 estudantes receberam óculos em cerimônia na Escola Estadual Visconde de Itaúna, no bairro Ipiranga, com a presença do secretário Renato Feder

Na manhã desta segunda-feira (8), o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, acompanhou a entrega de óculos para 200 estudantes contemplados pelo projeto “Olhar o Futuro SP”. A ação foi realizada na Escola Estadual Visconde de Itaúna, localizada no bairro Ipiranga, zona sul da capital e contou com a participação da comunidade escolar. Pais e alunos foram recepcionados pela fanfarra composta por alunos da instituição. 

“Esse é o início de uma grande jornada que a gente vai fazer para a entrega de óculos gratuitos para os estudantes que precisam. Neste momento, estamos fazendo a triagem de mais de 100 mil estudantes e a nossa expectativa é entregar cerca de 15 mil óculos para os alunos das escolas públicas que precisam enxergar melhor e assim contribuir com a aprendizagem deles”, afirma Feder. 

Com investimentos de R$7 milhões, a ação tem como objetivo levar atendimento oftalmológico e óculos de forma gratuita para alunos da rede estadual e é uma parceria da Educação com a ONG Renovatio.

“Agora eu vou enxergar e fazer toda a lição”, conta a estudante Anna Beatriz Melo de Oliveira, de 6 anos de idade, aluna da 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

Jorge Seal é avô de Anna Beatriz e conta como a ação veio em boa hora e como vai ajudar a neta nos estudos: “Ela estava com problema para enxergar a lousa e para acompanhar os outros alunos na matéria. Agora, com os óculos novos, esperamos que ela consiga seguir junto com eles, no mesmo ritmo. Sabendo da dificuldade dela e do tanto que ela estava precisando, ajudou muito.”

Feder, a aluna Anna Beatriz e os avós dela. Fotos: Marco Ankosqui/EducaçãoSP

A Educação encerrou nesta segunda-feira a entrega dos primeiros 450 óculos do projeto, que será expandido em 2026. No ano que vem, em 66 escolas haverá as três etapas — triagem, consultas e entrega dos óculos — e em outras 87 unidades que já passaram pela triagem neste ano, os alunos serão destinados às consultas oftalmológicas e receberão os óculos.