A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) reúne, até a próxima quinta-feira (14), 2.000 profissionais no Encontro de Líderes pela Aprendizagem, evento semestral para discutir e definir avanços na educação pública paulista. Desta vez, os supervisores das 91 unidades regionais de ensino estão em Campos do Jordão e estudantes beneficiados pelos principais programas da gestão estarão à frente e no foco das discussões.
O secretário da Educação, Renato Feder, esteve na abertura do encontro nesta segunda-feira (11). “Esse encontro é sobre a gente ir para a escola e ajudar a direção das escolas, para que o nosso apoio chegue às professoras e aos professores e que eles estejam realizados, que eles saiam de uma sala felizes por ter dado uma boa aula, para que a gente leve o futuro para os estudantes do estado de São Paulo”, disse.
Feder adiantou que, entre os assuntos que serão tratados ao longo da semana, estão importantes iniciativas desta gestão. “Ao longo da semana, vamos falar sobre o que estamos fazendo para que a educação de São Paulo evolua. O Provão Paulista, por exemplo, está chegando, e essa é a oportunidade de 15 mil jovens irem direto para as universidades e faculdades paulistas, a USP, Unicamp, Unesp, Univesp e as Fatecs e os supervisores estão alinhados para que tudo esteja preparado para que os alunos façam as provas agora no fim do ano. Além do Provão, nossos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão, no Saresp, a nossa avaliação anual, a chance de concorrer a uma das 1.000 vagas do nosso programa de intercâmbio, o Prontos pro Mundo, que leva esses estudantes para um trimestre em países de língua inglesa. São políticas públicas muito fortes que estão mudando a realidade dos nossos alunos e da educação”, complementa o secretário.
Alunos beneficiados pelos programas do Governo de SP são convidados especiais do Encontro de Líderes pela Aprendizagem. Além de estudantes que conquistaram uma vaga na universidade pública pelo Provão Paulista, e uma viagem de intercâmbio pelo Prontos pro Mundo, também estarão na convenção em Campos do Jordão alunos matriculados na Educação Técnica Profissional e que integram outras ações da pasta, como o Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) — em que alunos trabalham em empresas parcerias da Educação e recebem uma bolsa mensal de até R$ 851,46 —, e Aluno Monitor, com alunos que apoiam estudantes com dificuldades em língua portuguesa ou matemática em suas próprias escolas, e recebem uma bolsa mensal de até R$ 555,30.
Moradora da cidade de Arujá, a estudante Ana Júlia Santana Claudino, matriculada na 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Washington Luiz Pereira de Souza, viajou para o Canadá pelo Prontos pro Mundo no início deste ano, está de volta, e foi convidada a compartilhar sua experiência no Encontro de Líderes nesta segunda-feira. “Estou muito honrada em estar aqui. A gente sabe que os supervisores precisam de um retorno, precisam saber como estão acontecendo os projetos, tudo o que eles estão se dedicando para se desenvolver, para trazer para a gente. Foi muito importante estar aqui, passar a minha visão, passar o que eu vivi, passar o que o projeto fez com a minha vida, o quanto Prontos para o Mundo tem me beneficiado e beneficiado outras pessoas” avisa Ana Júlia.
A adolescente também contou que, além do Prontos pro Mundo, é atendida em outros programas da Educação e tem já guarda expectativas para o futuro. “Eu faço logística na minha escola. O curso técnico dá mais visibilidade para a gente, abre um leque. Esses programas estão dando caminhos muito bons, abrindo portas para a gente. Tenho falado para as minhas amigas que a gente tem que se dedicar ao Provão Paulista, que vai nos ajudar a entrar na faculdade. São projetos incríveis que merecem continuar sendo mostrados para os alunos e continuar em desenvolvimento”, finaliza a estudante convidada.
Provão Paulista
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou no Diário Oficial do Estado, o edital do Provão Paulista Seriado 2025. As provas dos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio estão marcadas para os dias 4 e 5 de novembro, no período da manhã.
No Provão Paulista Seriado, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as universidades e faculdades públicas paulistas, disponibiliza mais de 15 mil vagas para concluintes da educação básica.
Alunos do Ensino Médio regular da rede estadual de ensino de SP, das Etecs do Centro Paula Souza, dos municípios do estado de São Paulo que aderiram ao Provão e das escolas vinculadas à USP, Unesp e Unicamp estão automaticamente inscritos e farão as provas em suas escolas de origem.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de qualquer unidade federativa e do Ensino Médio nos institutos federais e nas redes públicas de outros estados devem realizar sua inscrição para participar das provas até o dia 15 de agosto, por meio do portal da Vunesp, aplicadora da prova https://www.vunesp.com.br/. A participação e a inscrição, que deve ser individual, é gratuita.