quinta-feira, 24/09/2020
Pais e Alunos

.

Alunos da rede pública podem solicitar isenção de taxa para Vestibular Unesp 2021

Alunos que concluíram ou irão concluir este ano o Ensino Médio com todo o currículo cumprido em escola pública em São Paulo e possuem renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, podem solicitar isenção da taxa (R$170) no Vestibular 2021 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O exame oferece 7.630 vagas em 23 cidades. A solicitação pode ser feita no site Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br) através do formulário de inscrição até 27 de setembro.

Além dos estudantes da rede pública, também podem solicitar isenção vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.

Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão o ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular que residam ou estudem no Estado de São Paulo. Estes vestibulandos precisam seguir os mesmo de critérios de renda dos candidatos oriundos da rede pública.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 2 de novembro, no site da Vunesp. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

Redução de 75%

Estudantes da rede estadual de São Paulo que não se encaixarem nos requisitos para isenção poderão obter redução de 75% no valor da taxa. Se encaixam neste quadro mais
400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e Centro Paula Souza (CPS). O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 1 de outubro a 27 de novembro.

Serão destinadas por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) 3.829 das 7.630 vagas, ou 50,18% do total. Dessas vagas destinadas a egressos de escolas públicas brasileiras, 1.349 (ou 17,68%) serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Pelo Sistema Universal (ampla concorrência), são oferecidas 3.801 vagas no Vestibular 2021 da Unesp.

Mais informações

Para obter informações sobre todos os cursos da Universidade, acesse o Guia de Profissões da Unesp em www.unesp.br/guiadeprofissoes

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/faleconosco. Ou então acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.

Para ver os vídeos da Unesp, acesse o link https://www.youtube.com/user/unespimprensa

Sobre a Unesp

A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina, segundo os principais rankings nacionais e internacionais.

Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Criada em 1976, a Universidade tem aproximadamente 54 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). A Unesp possui cerca de 1.900 laboratórios e 34 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.

A Universidade oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos à comunidade. Como parte do projeto “Cursinhos Pré-Universitários da Unesp”, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) mantém disponível para download em sua página, em formato digital, sete cadernos destinados para estudantes em fase de preparação para vestibulares.