segunda-feira, 30/07/2007

Alunos do ensino médio conhecem melhor várias áreas da engenharia por meio de projeto da FEI

Descobrir a vocação para o campo de engenharia não será mais um dilema para os estudantes do ensino médio que participarem do programa ‘Jovem’ (Jornadas para Valorização das Engenharias no […]

Descobrir a vocação para o campo de engenharia não será mais um dilema para os estudantes do ensino médio que participarem do programa ‘Jovem’ (Jornadas para Valorização das Engenharias no Ensino Médio), do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

O projeto – um dos cinco aprovados no Estado de São Paulo pela FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em convênio assinado no primeiro semestre – contemplará, em um prazo de dois anos, estudantes de quatro escolas de São Paulo, que terão a oportunidade de vivenciar as atividades típicas de um engenheiro.

Única instituição particular selecionada pelo MCT no Estado, a FEI dará aos jovens do ensino médio a oportunidade de desenvolverem seus projetos na prática, nas diversas modalidades oferecidas pelo Centro Universitário: Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil.

Para isso, os alunos das escolas participantes – Colégio São Luís, Escola Estadual Prof. Benedito Tolosa , Escola Estadual Rui Bloem e Colégio Vera Cruz – serão orientados por professores de ciências e de matemática, sob a supervisão dos engenheiros da FEI, e terão acesso ao que existe de mais moderno em recursos didáticos (ambiente eletrônico utilizado para educação a distância, simulações em computador e uso dos laboratórios da instituição).

Além de atrair talentos para a área de engenharia, o projeto de cerca de R$ 700 mil pode contribuir para a formação de mais profissionais no setor. Em termos comparativos, os engenheiros no Brasil representam 10% dos profissionais graduados, enquanto nos Estados Unidos eles são mais de 25% do total. “O desenvolvimento do País só é possível quando se consegue formar profissionais altamente capacitados na área tecnológica, e este projeto vem ao encontro deste desafio”, afirma o professor Vagner Barbeta, coordenador do ‘FEI Jovem’ e também do Departamento de Física da instituição.

Etapas

O programa ‘FEI Jovem’ contará com seis etapas a serem desenvolvidas durante o período de um ano: Jornadas Tecnológicas , a serem realizadas na FEI, com o objetivo de motivar os professores do ensino médio a desenvolver experiências práticas; Engenharia nas Escolas , na qual alunos e professores da FEI irão até as escolas para realizar palestras e experimentos demonstrativos e interativos; e Escolas na Engenharia , em que os alunos, acompanhados de seus professores, terão a chance de conhecer a dinâmica de uma escola de engenharia.

As duas últimas etapas são: Desenvolvimento de Projetos (grupos de 5 a 10 alunos); Competição , a ser realizada na FEI, onde todos os projetos serão avaliados por uma banca examinadora de cinco professores e, finalmente, a Avaliação dos Resultados , que será realizada pela FEI ao término do primeiro e segundo ano de atividades.

Maior escola de engenharia do País, o Centro Universitário da FEI acolhe atualmente cerca de 6,2 mil alunos em seus cursos de graduação de engenharia e já formou, ao longo de sua existência, mais de 30 mil engenheiros.

Além de Engenharia, a FEI também oferece os cursos de graduação em Administração e Ciência da Computação, nos campi SBC (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção) e Liberdade (rua Tamandaré, 688, SP). Outras informações podem ser obtidas no site www.fei.edu.br.