• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/11/2013
Pais e Alunos

Alunos serão orientados sobre educação ambiental em projeto da Secretaria

Programa Horta Educativa começa em 380 escolas, e vai beneficiar 111 mil estudantes

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Agricultura e o Fundo Social de Solidariedade, vai levar a mais de 111 mil alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental da rede estadual, o programa Horta Educativa. No total, são 380 escolas estaduais participantes do programa piloto, sendo 138 escolas na capital, 90 na região metropolitana e 152 do interior. 

O objetivo é ensinar, por meio do plantio, conceitos de educação ambiental e também da importância da alimentação saudável aos estudantes. Educadores e gestores de todo o Estado já começaram uma capacitação para receber orientações dos técnicos da Secretaria da Agricultura sobre horticultura. Os cursos vão até o final de novembro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Após a formação dos profissionais, serão os estudantes que vão ter aulas práticas sobre plantação. A partir do próximo ano, cada escola receberá kits fornecidos pelo Fundo de Solidariedade, contendo carrinho de mão, mangueira, bacias plásticas, pá, enxadão, além de sementes de alface, cenoura, abobrinha, couve, chicória entre outras. Os alimentos colhidos, livres de agrotóxicos, poderão ser utilizados na merenda escolar ou até ser levados pelos estudantes para casa. 

Alimentação Saudável

A merenda oferecida pela Secretaria é elaborada por nutricionistas e com equilíbrio de nutrientes, baixo teor de sódio e de gordura. O foco dos programas de Alimentação Saudável é envolver toda a comunidade escolar. Com a pesagem de mais de 13 mil alunos de 128 escolas, a Educação, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), vai fazer orientações individualizadas para cada um dos alunos.

Na primeira etapa, serão computados os dados de sobrepeso e obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. As pesagens serão repetidas no próximo ano para comparar os resultados.