Ela voltou recentemente de Berlim, na Alemanha, com muito mais do que uma boa viagem na bagagem e um bom nível do alemão. Francielle Goncalves Teixeira, de 19 anos, cursou o concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio Branco Rodrigues Junior, em Diadema, em 2017, e deu sequência aos estudos com uma bolsa do o Instituto Goethe numa experiência que foi transformadora em muitos sentidos.
“Estudei seis módulos e deu para aprender muito. O professor sempre me ajudou e me incentivou. Comecei o curso com 20 alunos, mas só eu concluí. No intercâmbio perdi a vergonha de falar alemão e foi uma experiência maravilhosa”, explica Francielle.
Tudo começou quando a estudante aprendeu o alemão nos cursos do Centro de Estudo de Línguas (CEL) e após concluir a formação na rede, se candidatou ao programa de intercâmbio no Goethe para aprimorar o alemão. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria da Educação.
Agora, ela que pretende voltar à escola que estudou e visitar outras para falar de sua experiência e incentivar os colegas a aprenderem idiomas.
Vagas abertas
Ainda há vagas para estudar alemão no CEL da Escola Estadual Orígenes Lessa, em Diadema. Nesta unidade, os alunos do ensino médio também podem se inscrever para os cursos de inglês e espanhol.