• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/07/2011
Últimas Notícias

Assessoria de Relações Internacionais promove intercâmbio para professores de línguas

Aperfeiçoar o domínio da língua estrangeira e promover mobilidade e intercâmbio cultural são os principais objetivos da nova assessoria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Desde junho de […]

Aperfeiçoar o domínio da língua estrangeira e promover mobilidade e intercâmbio cultural são os principais objetivos da nova assessoria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Desde junho de 2011, a Assessoria de Relações Internacionais passou a fazer parte da Pasta e desde então, iniciou um longo trabalho para promover a internacionalização da rede pública de ensino, com a criação de projetos que aproximam alunos e professores do mundo globalizado.

Entre as primeiras iniciativas da nova assessoria, está o fortalecimento de parcerias com instituições internacionais de ensino, com o objetivo de promover mobilidade e intercâmbio estudantil, bem como o aperfeiçoamento e capacitação de professores do CEL (Centro de Estudos de Línguas). O intercâmbio dá oportunidade para 730 professores – que dão aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês em escolas da rede estadual – de aperfeiçoarem o idioma lecionado em sala de aula, em intercâmbios que duram cerca de seis meses.

“O impacto disso para o professor é que ele vai poder melhorar a qualidade do seu trabalho. A sua metodologia de ensino será melhor. E o aluno da rede pública vai chegar à universidade mais competitivo em relação aos alunos da rede privada”, afirma a assessora de Relações Internacionais, Irene Kazumi Miura.

A professora de japonês, Fabiana Patrocínio, participou de um intercâmbio promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com instituições internacionais. Para ela, a experiência, além de ser impagável, permitiu uma troca cultural muito rica que mudou o seu jeito de dar aula.

A assessoria não promove apenas o intercâmbio para professores. Os alunos dos Centros de Estudos de Línguas também poderão em breve viajar para outros países. O objetivo é ajudar no aprendizado de um segundo idioma e facilitar o acesso desses alunos a uma experiência internacional.

Assista abaixo ao vídeo com a história de Fabiana Patrocínio, professora de japonês que participou de um intercâmbio no Japão promovido pela Secretaria da Educação.