Neste sábado (7), as 2,5 mil unidades da rede estadual de ensino paulista que fazem parte do programa Escola da Família voltam a abrir suas portas para a comunidade após as férias escolares.
As escolas oferecem atividades de cultura e lazer aos alunos, pais e vizinhos da escola, além de oferecer complementação técnica e ampliação do conhecimento para os participantes das atividades realizadas aos sábados e domingos.
As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários, tendo como meta o respeito à pluralidade, uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor e uma cultura de paz.
Comunidade Leitora
A leitura será um dos focos do Escola da Família em 2015. Ao longo do ano letivo será implantado o projeto “Comunidade Leitora” que transformará as unidades em bibliotecas a céu aberto. Além de um acervo variado de livros, revistas e jornais, os espaços também serão palcos de eventos literários.
As equipes das escolas participaram de cursos e receberam dicas de como organizar os ambientes durante o mês de janeiro. Além de utilizar os recursos já disponíveis nas Salas de Leitura e bibliotecas, as unidades poderão ser posto permanente de doação de livros. Elas serão ainda decoradas com pufes, colchonetes e tapetes. Os coordenadores e voluntários também poderão organizar um sistema de empréstimos de obras. Saiba mais.