• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/02/2026
Destaque

Aulas olímpicas: SP abre inscrições para aulas preparatórias de matemática aos sábados

Projeto é voltado a estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Médio interessados em participar de competições científicas; turmas começam em março


Estão abertas as inscrições para as novas turmas do programa Aulas Olímpicas. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) oferece preparatório a estudantes que querem participar das competições científicas, como a Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e interessados em ampliar o conhecimento na disciplina.


O cadastro é online na Sala do Futuro até 23 de fevereiro — veja abaixo passo a passo. A programação do primeiro semestre começa no dia 14 de março.

As Aulas Olímpicas são sempre aos sábados, das 9:00 às 11:40, em 192 unidades selecionadas como locais-sedes em 150 municípios (consulte a lista aqui). Caso falte três vezes consecutivas sem justificativa, o aluno será desligado do programa e a vaga oferecida a outro candidato. 

Todas as turmas são ministradas por professores da rede que já atuam na área e recebem formação específica para o projeto. Já os participantes são divididos em três grupos com classes de 15 a 40 alunos:

nível 1 – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
nível 2 – 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
nível 3 – 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio

Além do treinamento para as olimpíadas, o projeto quer ampliar o conhecimento matemático dos estudantes da rede paulista. Por isso, as aulas incluem conteúdos de robótica, tecnologia e inteligência artificial, economia, matemática financeira e raciocínio lógico. 

Planos acadêmicos e profissionais

Esse é o segundo ano do programa Aulas Olímpicas na rede estadual. Em 2025, mais de 10 mil estudantes participaram da iniciativa em 152 unidades. Entre eles, Eduardo Barbosa, ex-aluno da Escola Estadual Professora Iracema de Oliveira Carlos, em Ibitinga, e aprovado em Ciências da Computação na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Matemática na Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

“Eu sempre corri atrás, e quando surgiu a oportunidade de me matricular no programa, fiquei muito feliz, porque era realmente um treinamento intensivo, algo além do que eu buscava. Para mim, foi uma fusão de fatores essenciais para a formação de quem quer enfrentar desafios acadêmicos mais exigentes. Fiquei muito feliz com minha participação e com os passos que consegui dar a partir dessas aulas”, conta.

O acesso de medalhistas olímpicos à universidade é um dos destaques do programa também para o professor Felipe Lacorte, responsável pelo treinamento de estudantes do Ensino Médio na unidade de Ibitinga. “As Aulas Olímpicas, além de um programa de exercício para o aluno, de estimular o processo de aprendizagem, são também uma porta aberta para o ensino superior. Muitas universidades têm projetos de aulas olímpicas e Olimpíadas Científicas. Muitos alunos conseguem ingresso nas universidades — Unesp, Unicamp, USP, entre tantas outras muito bem conceituadas — somente pelas medalhas.”, completa. 

Inscrições até 23 de fevereiro na Sala do Futuro

São elegíveis à participação das aulas, os estudantes medalhistas em edições anteriores de olimpíadas como a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo), a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e outras olimpíadas de conhecimento. Outra possibilidade é a opção do aluno interessado nas aulas e a anuência da escola e diretoria de ensino, de acordo com o grau de dedicação do aluno aos estudos. 

O cadastro é online no app ou site da Sala do Futuro, em www.saladofuturo.educacao.sp.gov.br. Basta escolher a opção “sou estudante” e na barra de menus à esquerda da página inicial procure por “Inscrição Aulas Olímpicas”. Confirme o nome do aluno e selecione uma das opções “medalhista em outras olimpíadas” ou “estudante não medalhista”. A seguir, o sistema mostrará uma lista de escolas participantes do projeto mais próxima.

Caso não haja opções na cidade onde estuda, clique no mapa e selecione um município vizinho. Depois defina a escola disponível e marque no botão “criar inscrição”. Caso o aluno seja menor de 18 anos de idade, será necessária a aprovação do pai ou responsável. Para isso, é preciso fazer o login na Sala do Futuro no modo “sou responsável” e procurar no menu “Inscrição Aulas Olímpicas”. Na tela, vão aparecer os cadastros ativos. Selecione o(s) nome(s) e clique em “Confirmar inscrição”.

Os candidatos podem acompanhar o status do cadastro no menu “Aulas Olímpicas”.