Acompanhamento da qualidade de ensino
Sistemas de avaliação auxiliam na promoção e manutenção de programas da Educação paulista
Os cerca de 3,7 milhões de alunos da rede estadual fazem parte da maior rede de ensino do País, que conta ainda com mais de 5 mil escolas e 198,1 mil professores. Promover ações que busquem o constante aprimoramento da qualidade do ensino oferecido a esses estudantes é o objetivo dos profissionais que atuam na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Para verificar o andamento, garantir a promoção e a manutenção de programas e projetos que cumpram esse objetivo, são aplicadas avaliações que verificam o nível de aprendizado dos alunos e os pontos de dificuldade apresentados por eles.
Conheça os sistemas de avaliação:
Avaliação de Aprendizagem em Processo
O exame é aplicado duas vezes ao longo do ano letivo para alunos a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os resultados são utilizados pela Educação para produzir orientações aos educadores e desenvolver ações que atuem nas dificuldades dos alunos. Nas escolas, os educadores recebem o manual "Comentários e Recomendações Pedagógicas", desenvolvido por especialistas da SEE com sugestões de trabalho para cada etapa da escolaridade.
Saresp
No Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
Entenda a importância do Saresp para a rede estadual de ensino
Outras avaliações
Os alunos da rede estadual paulista ainda realizam os exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de traçar um panorama da educação básica no País. O sistema é composto pela Prova Brasil, pela Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os resultados das provas, aliados a outros dados, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).