quarta-feira, 10/04/2019
Balanço 100 Dias

#BalançoTrimestral: Programa Creche Escola contempla diversas cidades no interior paulista

Colina, Ibirá e Junqueirópolis foram alguns dos municípios contemplados, ao todo 20 unidades foram entregues

O Programa Creche Escola, que visa parcerias entre município e Estado para a construção de creches, entregou várias unidades no Estado ao longo do primeiro trimestre da gestão João Doria.

No município de Colina, a EMEI Pedro Cardeal Magosso tem capacidade para 130 crianças de 0 a 5 anos, com acessibilidade para melhor atender portadores de deficiência. Localizada na Vila Hípica, o prédio tem 813,78m2 de área construída e possui nove salas, dois berçários com fraldário e lactário, um refeitório, banheiros e área de serviço. Ao todo são 23 funcionários, sendo 12 professores.

O secretário executivo da Secretaria de Educação de São Paulo, Haroldo Rocha, comentou a inauguração: “O Governo está aportando recursos com o compromisso de, ao longo de quatro anos, continuar apoiando os municípios para atender plenamente desde a creche até o ensino médio”.

Na cidade turística de Holambra, a Creche Escola Irmã Annette possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Já em Ibira, a EMEI Ataualpa Ramos tem capacidade para atender 75 crianças de 0 a 5 anos e foi comemorada pelo prefeito Edvard Colombo: “A conclusão desse projeto é um orgulho para nosso município. Essa estrutura é de primeiro mundo, pois priorizamos o bem estar dos nosso alunos. A educação é coisa séria e não vamos parar de investir, principalmente, na base, para que essas crianças façam a diferença no futuro“.

Em Junqueirópolis, o Centro Educacional Infantil Raio de Luz também tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos e já está funcionando. “Com essa creche, zeraremos o número de crianças fora da sala de aula”, comemora o diretor municipal de Adamantina, José Henrique Rossi. “Já atingimos a nota 7,8 no IDEB e estamos entre os 20 melhores do estado”.

Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. “O envolvimento de todos é super importante no desenvolvimento e educação das crianças e temos que incentivar isso com a participação de toda a comunidade para repensarmos o futuro desses jovens”, pondera Leandro Damy.

Como funciona o Programa Creche Escola

No primeiro trimestre da gestão João Doria foram inauguradas 20 creches em diferentes regiões. O investimento nessas 20 unidades é de R$ 31 milhões e permitiu a criação de 2,6 vagas na educação infantil.

O Programa Creche Escola tem como principal objetivo fortalecer a formação básica e a parceria entre municípios e governo. Ele é aberto aberto aos 645 municípios do estado e funciona no formato de parceria: O Estado disponibiliza verbas parceladas para construção e o município deve arcar com a gestão da obra e a cessão do terreno, que deve seguir um dos três tipos fornecidos.