Na Escola Estadual Armando Gaban, um projeto que acontece desde 1996 motiva alunos de diferentes séries e anos a aprender um instrumento musical e participar de uma maratona de apresentações, conversas e outros eventos. É a Banda Marcial, que realizou no dia 13 de dezembro, sexta-feira, um evento de encerramento de um dos anos mais agitados de sua história.
A apresentação aconteceu no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) – Polo Osasco, com dedicação especial para os pacientes e colaboradores do lugar. “Nossa apresentação foi um gesto de agradecimento pela parceria e para levar alegria através da música nesse fim de ano”, pontua o professor de história José Rodrigues, fundador e coordenador da banda.
A parceria com o ICESP se prolongou por todo o ano com uma série de ações em datas importantes. Além de tocar no hospital, a Banda Marcial e o Grêmio Estudantil da unidade em Osasco fizeram projetos e ações de conscientização no Dia Internacional da Mulher, Outubro Rosa, Novembro Azul e no Dia da República. “Temos um núcleo de atividades muito ativo aqui e a Banda Marcial é uma importante parte de nossa escola”, explica a diretora da unidade.
A Banda Marcial agora entre em recesso e se prepara para 2020. A agenda de apresentações, já fechada, inclui muito mais datas que neste ano. “Toda parceria traz bons resultados, e ano que vem queremos ir além”, finaliza o professor.