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terça-feira, 12/06/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Benefícios do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica

Videoconferência ensina as regras básicas do jogo de tabuleiro

A prática do jogo de xadrez trabalha o raciocínio lógico, estratégia, criatividade e tomadas de decisões. Essa atividade está presente no Currículo Oficial do Estado dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.

“É um jogo fabuloso, um jogo que desenvolve o raciocínio e também a concentração”, disse Ana Maria Stuginski, coordenadora operacional do Programa Escola da Família.

Em Matemática, o jogo de tabuleiro é usado no estudo da Geometria e dimensões especiais; em História, na análise do capital, aspectos sociais e políticos; em Educação Física, na abordagem do fair play; e em Arte, na criação do tabuleiro e suas peças.

Se você ainda não sabe jogar ou não tem muita prática, confira a videoconferência realizada pela Rede do Saber/EFAP com Ailton de Souza, do programa Escola da Família. “O objetivo é ensiná-los as regras básicas do jogo, bem como didática e a metodologia correta”, explica. Além disso, foram apresentadas dicas de como fazer as peças com materiais recicláveis como potes de plástico e jornal.

Confira a videoconferência aqui.

Na escola República da Bolívia, localizada no bairro Jardim São Paulo, na zona norte da capital, o jogo de xadrez é praticado pelos alunos do dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A coordenadora pedagógica, Mônica Nicolleta, destaca as habilidades que são desenvolvidas com a prática do xadrez. “Essas atividades tem um fundo pedagógico. No caso do xadrez, além de ajudar na sociabilidade das crianças, estimula o raciocínio lógico e a criação de estratégias utilizando a matemática.

Para o docente Antonio Carlos, as vantagens de jogar o xadrez são inúmeras.  “Xadrez é uma batalha, que exige raciocínio, comprometimento e paciência. É uma briga de inteligência”, finaliza.