• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/08/2002
Últimas Notícias

Caminhadas em todo o Estado abrem a II Semana da Solidariedade neste domingo

Abertura oficial do evento acontece no Largo Pátio do Colégio, em São Paulo, com Culto Ecumênico seguido de caminhada formada por mais de 1.000 pessoas até o Largo São Bento. […]

Abertura oficial do evento acontece no Largo Pátio do Colégio, em São Paulo, com Culto Ecumênico seguido de caminhada formada por mais de 1.000 pessoas até o Largo São Bento.

Com a caminhada “Parceiros da Solidariedade” organizada em todos os municípios do Estado, terá início no próximo domingo (01/09) a II Semana da Solidariedade, evento promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) e pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. O objetivo é unir variados segmentos da sociedade para a reflexão e exercício da cidadania e do voluntariado. Até o dia 8 de setembro serão realizadas várias atividades em todo o Estado de São Paulo, com a participação das 6.100 escolas estaduais da rede de ensino.

Abertura da II Semana da Solidariedade

A solenidade de abertura da II Semana da Solidariedade acontece no dia 01 de setembro, às 10 horas, no Largo Pátio do Colégio – capital paulista. No local será realizado um Culto Ecumênico e executados os Hinos Nacional e da Solidariedade. Estarão presentes Maria Lúcia Alckmin, presidenta do Fundo Social de Solidariedade, professor Gabriel Chalita, Secretário de Estado da Educação, além de autoridades, representantes religiosos, educadores e estudantes da rede pública.

Em seguida, às 10h30, terá início a caminhada “Parceiros da Solidariedade”. Mais de 1.000 pessoas partirão do Pátio do Colégio e percorrerão as ruas Anchieta e Boa Vista até o Largo São Bento. Passarão pelas ruas São Bento e XV de Novembro e retornam ao Pátio do Colégio. Caminhadas acontecerão simultaneamente nos 645 municípios do Estado, organizadas pelas Primeiras-Damas locais.

Às 11h30, na E.E. Antônio Firmino de Proença, na Mooca, acontecerá a apresentação dos Talentos do Programa Parceiros do Futuro. Serão ao todo 3 exibições de grupos de Streetdance, Maculelê e ginastas formados por alunos da rede. Em seguida, o Secretário da Educação Gabriel Chalita fará o Lançamento da Gincana Escola + Escola , que será realizada em todo o Estado, com provas de arrecadação de livros e material reciclável.

Atividades diárias

Durante 8 dias serão realizadas várias atividades culturais, esportivas e educacionais. No dia 6 (sexta-feira), todos os Museus públicos do Estado e vários museus privados abrirão suas portas gratuitamente à população. Na capital, acontecerão ainda apresentações de canto coral, dança, teatro, leilões beneficentes, oficinas, mutirões, desfiles de moda e shows. Para encerrar a semana, será realizado em São Paulo um casamento comunitário para aproximadamente 300 casais.

Gincana Escola + Escola

Na semana da solidariedade será realizada também a Gincana Escola + Escola, com provas de arrecadações de livros e produtos recicláveis entre as escolas estaduais. A gincana, organizada pela Secretaria de Estado da Educação, acontecerá entre os dias 2 e 6 de setembro em todas as escolas estaduais de São Paulo. O objetivo dessa atividade é desenvolver a prática da cidadania através de atividades culturais, artísticas e ações sociais entre os alunos do ensino fundamental e médio, professores e a comunidade. No interior, a gincana será dividida em 3 etapas: escolar, município e Diretoria de Ensino. Já na Capital, serão apenas 2 etapas: escolar e Diretoria de Ensino.

Histórico

A Semana da Solidariedade foi criada em 2001 pelo FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), presidido pela Primeira Dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin. Participam também as Secretarias de Estado da Educação; Juventude Esporte e Lazer; Justiça e Defesa da Cidadania; Transportes; Cultura e Secretaria da Saúde, além de organizações da sociedade civil e empresas privadas.

PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL:

01/09 – Domingo 10 Culto Ecumênico  Pátio do Colégio
10h30 Caminhada Pátio do Colégio
11h30 Talentos Parceiros do Futuro e Lançamento da Gincana Escola + Escola E.E. Antônio Firmino de Proença (Mooca)
02/09 – Segunda 7h30 Entrega Simbólica da Brinquedoteca E.E. Padre Manuel da Nóbrega (Casa Verde)
9h Parceiros do Futuro E.E. Padre Manuel da Nóbrega (Casa Verde)
20h45 Leilão beneficente  Casa dos Sonhos da Estrela
 03/09 – Terça 9h às 17h Um dia no parque -atividades esportivas p/ portadores de deficiência   Parque da Água Branca
9h30  Exposição de Trabalhos de tapeçaria infantil Casa da Solidariedade 1
14h Coral Infantil do Projeto Guri  Casa da Solidariedade 2
20h30 Desfile beneficente Palácio dos Bandeirantes
21h Teatro da Febem Teatro Sérgio Cardoso
 14h  Show musical e apresentação dos Talentos da Rede (p/ 8 mil alunos)  Ginásio do Ibirapuera
 05/09 – Quinta 14h  Festival de Bandas e Fanfarras: (finalistas/2001) Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
15h30  Coral de escola Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
16h10 Desfile de bandeiras dos Estados    Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
16h30 Entrega simbólica de Bandeira Nacional   e CD com Hinos Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
 06/09 – Sexta Todo o dia Mutirão nas escolas Todo o Estado
Das 9h às 17h Abertura  gratuita de todos os Museus público Todo o Estado
10h  Lançamento da Universidade Cidadã Escola Superior de Propaganda e Marketing
 07/09 – Sábado 14 Balanço da Gincana Escola + Escola, Apresentação de vídeo e Show musical  Teatro do Memorial da América Latina
08/09 – Domingo 10h Casamento comunitário (300 casais) E.E. Condessa Filomena Matarazzo – (Bairro Ermelino Matarazzo)