• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/04/2014
Sociedade

Youtube da Educação chega a 1 milhão de visualizações compartilhando conhecimento

No País, canal é líder em audiência comparado a outros canais governamentais sobre educação pública

Dois anos e nove meses de narrativas surpreendentes, depoimentos emocionantes, reportagens sobre alunos, professores e funcionários resultaram em uma marca especial: em abril, o canal da Educação no Youtube alcançou mais de 1 milhão de visualizações. São mais de 700 vídeos postados sobre a rotina da maior rede de ensino do País. O conteúdo diversificado destaca as boas práticas das mais de cinco mil escolas estaduais, traz histórias de servidores e alunos e mantém a rede atualizada sobre as principais notícias da Secretaria.

Atualmente, o canal é líder em audiência quando comparado com outros canais governamentais sobre educação pública no Brasil. Organizados em listas temáticas, os vídeos podem ser consultados de acordo com o interesse do público, facilitando a busca por informações. É possível encontrar, por exemplo, listas com vídeos de importantes programas da Educação, como o Vence e o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral.

Acesso à informação e conteúdo multimídia

A opção por produzir conteúdo desse tipo partiu da demanda de alunos e professores da rede estadual por materiais audiovisuais, que trouxessem informação relacionada à Secretaria. O site de vídeos é hoje o principal da área e campeão de acessos no mundo, além de ser o que mais gera engajamento, de acordo com estudo divulgado recentemente sobre o tema, o que reforça o objetivo da Educação em trabalhar com ferramentas utilizadas pelo seu público, de modo a facilitar o acesso à informação.

Ao fornecer conteúdo multimídia, a Educação deixa a escolha nas mãos dos internautas, que podem optar pelo formato preferido ao acessar os canais de comunicação da Secretaria. A partir do Youtube, são disponibilizados os vídeos nas outras plataformas online da Educação, como as páginas no Facebook e Twitter e o próprio Portal.

Faça Você Mesmo

Entre os destaques estão os vídeos tutoriais “Faça Você Mesmo”, websérie especial com maior número de visualizações da página e uma das preferidas de nossos estudantes e professores. Os vídeos ensinam como produzir brinquedos com materiais recicláveis e também a realizar experiências de física e química. De forma simples e objetiva, os professores da rede estadual demonstram como fazer cada experimento, passo a passo.

Outra curiosidade sobre a página é que não são só os brasileiros que se interessam pelo conhecimento gerado na rede estadual paulista. Pessoas de países como Portugal e Estados Unidos também fazem parte da audiência do canal.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para comemorarmos juntos, o Portal da Educação produziu um vídeo especial com imagens marcantes, gravadas ao longo dos quase três anos de narração de ótimas histórias. Aperte o play e confira!