segunda-feira, 07/11/2016
Alimentação Escolar

Chefs do mundo inteiro degustam novo cardápio da merenda escolar

Novos pratos foram apresentados no Mesa Tendências, congresso internacional de gastronomia

Para melhorar a merenda escolar dos mais de quatro milhões de alunos da rede estadual paulista, a Secretaria da Educação iniciou no segundo semestre de 2016 o projeto Cozinheiros da Educação. Em parceria com Sociedade Brasileira de Cardiologia e a chef Janaina Rueda, foram preparados dez novos pratos para o cardápio das escolas estaduais de São Paulo. E as novas receitas foram apresentadas no Mesa Tendências 2016, um dos maiores congressos internacionais de gastronomia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O evento ocorreu na ETEC Santa Ifigênia, situada no centro da capital paulista, e contou com a presença de renomados chefs de cozinha como o espanhol Albert Adrià, o português José Avillez, o colombiano Juan Manuel Barrientos, o japonês Zaiyu Hasegawa, além dos brasileiros Alex Atala, Ana Luiza Trajano, Ariani Malouf e Felipe Bronzede. “Eu estou muito feliz com o projeto, essa transformação da merenda escolar era bastante importante”, destacou a chef Janaina Rueda, durante o evento.

Clique aqui e conheça as dez novas receitas da Janaina Rueda.

“A comida é muito boa, parece de restaurante. Acredito que os alunos ficarão muito felizes”, afirmou a visitante Tatiana Yumi Takeuti.

Treinamento com merendeiras

Para garantir que o novo cardápio fosse implantado com sucesso nas escolas, as merendeiras e empresas terceirizadas receberam treinamento da própria Janaina Rueda, com dicas de preparo, sugestões de temperos e apresentação dos pratos.

“Esse projeto tem sido maravilhoso porque nós estamos aprendendo muitas coisas. A aceitação das crianças já é maior, quando elas olham o cardápio e veem que vai ter feijoada ou strogonoff ficam muito animadas”, afirmou Roberta Lopes Souza Norte, cozinheira na rede estadual.

Receitas populares e brasileiras

Desde setembro, 210 escolas da capital já servem o novo cardápio. Para isso, Janaina e a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) organizaram uma série de encontros de capacitação para as merendeiras com dicas de preparo, sugestões de temperos e apresentação dos pratos. Na elaboração, foram considerados o paladar dos estudantes e as taxas nutricionais necessárias para cada refeição.

As receitas escolhidas dão prioridade a alimentos frescos e incluem opções de carne bovina, frango e peixe. Foram levados em conta os valores nutricionais dos ingredientes, o tempo de preparo e a oferta desses alimentos no Estado. As mudanças também seguem o perfil mais orgânico e rico em vitaminas já adotado pela Secretaria nos últimos anos, como feijão in natura, farinha de mandioca e leite em pó integral. A previsão é que o projeto seja levado às unidades da região metropolitana e interior até 2018.