sábado, 05/05/2018
Governo do Estado de São Paulo
Creche Escola

Cidades do interior de SP recebem novas unidades do programa Creche Escola

Unidades foram entregue pelo secretário da Educação João Cury, em Poloni, Tanabi, Jales e Cajobi

Novas unidades do programa Creche Escola foram inauguradas neste sábado (5), nas cidades de Poloni, Tanabi e Jales, na região de São José do Rio Preto, e também em Cajobi, na região de Barretos.

“Procuramos construir parcerias com os municípios para mostrar que educação é uma das prioridades do Governo do Estado”, ressaltou João Cury, secretário da Educação do Estado de São Paulo, durante a inauguração ao lado do governador Márcio França.

Nos três municípios situados na região de Rio Preto, o investimento total do Estado foi de R$5 milhões. Em Poloni, a unidade de ensino infantil Professora Ermaíde Bertassi Miola atenderá 150 alunos. O mesmo número de crianças será atendido também pela Creche Municipal Luiza Versuti Lopes, em Tanabi, e EMEI Professora Diva Maciel Jorge, em Jales.

A escola Elvira Zamperlini Barbarelli, em Cajobi, recebeu R$ 1,4 milhão do governo e atenderá 70 alunos. Desde 2011 a região de Barretos recebeu cinco creches por meio do programa, um investimento de R$ 7,4 milhões. Em cidades de Rio Preto foram entregues 43, um investimento de R$ 68 milhões.

Programa Creche Escola

Para atender a uma demanda expressiva de atendimento na educação infantil, o Estado, embora não seja responsável por este nível de ensino, a cargo das prefeituras municipais, tem atuado ao longo dos últimos anos no auxílio permanente por meio do Programa Creche Escola, que prevê a construção de creches.

Na iniciativa, a Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Já são 301 creches concluídas em todo o Estado desde 2011. Atualmente estão em execução 247 unidades e há outras 123 previstas.