quinta-feira, 16/12/2004

Concurso ‘Saúde Bucal’ premia alunos da rede estadual

Entrega dos prêmios do concurso de Saúde Bucal ocorreu quarta-feira na Secretaria de Estado de Educação A Secretaria de Estado da Educação recebeu nesta quarta-feira mais de 200 pessoas para […]

A Secretaria de Estado da Educação recebeu nesta quarta-feira mais de 200 pessoas para a premiação do concurso ‘Saúde Bucal’. A iniciativa é uma parceria da Secretaria com o banco Bradesco, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e UNESCO.

O projeto tratou este ano do tema ”prevenção da saúde bucal”. O objetivo é mostrar a importância do contexto bio-psico-social nas escolas da rede estadual desenvolvendo, entre os alunos e a equipe pedagógica, trabalhos e atividades de prevenção na área da saúde bucal.

Doze alunos da grande São Paulo e Interior receberam prêmios em dinheiro que variam de R$ 200 a R$ 2 mil. Além disso, foram entregues aos quatro alunos destaques prêmios de R$ 500 a R$ 1 mil. Os professores, que auxiliaram na elaboração dos projetos, também foram premiados.

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, destacou o empenho dos 5,3 mil cirurgiões dentistas que atuaram voluntariamente neste projeto. “Agradecemos estes profissionais que saem dos seus consultórios para se dedicarem ao projeto. Isso é um exemplo de cidadania que deve ser seguido por todos”. O secretário também parabenizou os professores e os incentivou a continuar a trajetória. “Que todos os professores continuem educando, trabalhando e aprendendo com os projetos desenvolvidos nas escolas”, acrescentou.

Participaram do concurso os alunos do ensino fundamental (ciclo I e II), privilegiando em seus projetos as disciplinas de Ciências, Biologia, Artes e Língua Portuguesa. Os trabalhos, divididos em quatro categorias e separados por séries, foram selecionados por professores, pela direção das escolas e profissionais da área odontológica. Depois, expostos na escola e encaminhados para as respectivas Diretorias de Ensino.

Na última fase das seleções, em novembro deste ano, os trabalhos foram examinados por uma comissão de representantes da Secretaria Estadual de Educação e do CRO-SP, que escolheram os três melhores trabalhos apresentados em cada uma das quatro categorias.

Estiveram presentes o representante do Conselho de Administração do Bradesco, José Carlos Perri, o presidente da CRO-SP, Emil Adib Razuk, e a representante da UNESCO de São Paulo, Ambar de Barros.

Paola Martins