terça-feira, 25/03/2014
Escola da Família

Concurso “Bola da Família” elege campeãs nesta terça-feira (25). Conheça as finalistas!

Serão escolhidas as três melhores bolas feitas pela rede estadual de ensino em 2013

O concurso “Bola da Família” elege nesta terça-feira (25), suas campeãs. Por isso, o Portal da Educação relembra as 15 finalistas que disputarão a final na capital paulista. As escolas que fazem parte do Escola da Família foram incentivadas a customizar bolas de futebol, usando a criatividade, características das regiões onde a unidade está localizada e o tema Copa do Mundo. Cada uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino escolheu a sua representante, e as finalistas foram escolhidas por uma comissão da Secretaria e do Comitê Paulista da Copa.

– Confira aqui as 15 finalistas do concurso

O julgamento para escolha das 15 melhores foi realizado em duas fases. A primeira, classificatória, considerou os temas “Torcida Brasileira”, “Futebol” e “Característica Regional” dentre as escolhidas, e a segunda avaliou os materiais. Nessa segunda fase, três jurados analisaram dois quesitos: o material customizado e a criatividade da escola para produzir o material. No primeiro quesito, foram avaliadas qualidade e capricho na confecção da bola, e no segundo quesito, conceito e reprodução.

– Confira aqui o regulamento do concurso “Bola da Família”

– Conheças as regras do julgamento para eleger as 15 finalistas

As eleitas garantiram como premiação do concurso uma visita ao Museu do Futebol e uma visita à Arena de São Paulo (Itaquera). Na finalíssima, serão escolhidos três trabalhos – as bolas de ouro, prata e bronze – e estas serão as mascotes do projeto. Além de troféu, os alunos artistas vão ganhar a visita aos centros de treinamento dos times do coração, além de outras premiações.

A ação faz parte das atividades da Educação para aproximar ainda mais as comunidades das unidades de ensino. As Escolas da Família ficam abertas aos finais de semana e promovem uma programação gratuita para todos os participantes. Além do concurso cultural com as bolas, as instituições também realizam campeonatos, cursos, rodas musicais entre outros eventos que reúnem semanalmente mais de 200 mil pessoas em todo o Estado.

Escola da Família

Desde 2003 a Secretaria da Educação, por meio do Programa Escola da Família, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana. O programa atua em cerca de 2.300 unidades escolares em todo o Estado, e em 2013 completou uma década de atuação.