sexta-feira, 01/11/2013
Escola da Família

Concurso da rede estadual para eleger bola mascote da Copa do Mundo entra na reta final

Diretorias de Ensino escolheram as representantes e na próxima semana serão eleitas as finalistas

Neste semestre, as 2,3 mil escolas estaduais que fazem parte do Programa Escola da Família foram incentivadas a customizar bolas de futebol, usando a criatividade, características das regiões onde a unidade está localizada e o tema Copa do Mundo. O projeto “Família em Campo” da Secretaria da Educação do Estado vai ganhar uma mascote.

Cada uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino escolheu a sua representante e na próxima semana serão definidas as 15 finalistas, por uma comissão da Secretaria e do Comitê Paulista da Copa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As 15 eleitas já garantem como premiação do concurso uma visita ao Museu do Futebol e uma visita à Arena de São Paulo (Itaquera). Na finalíssima, que acontece até a última semana de novembro, serão escolhidos três trabalhos – as bolas de ouro, prata e bronze – e estas serão as mascotes do projeto. Além de troféu, os alunos artistas autores da “Bola Mascote” vão ganhar a visita aos centros de treinamento dos times do coração, além de outras premiações.

A ação faz parte das atividades da Secretaria para aproximar ainda mais as comunidades das unidades de ensino. As Escolas da Família ficam abertas aos finais de semana e promovem uma programação gratuita para todos os participantes. Além do concurso cultural com as bolas, as instituições também realizam campeonatos, cursos, rodas musicais entre outros eventos que reúnem semanalmente mais de 200 mil pessoas em todo o Estado.

“Nossas escolas foram orientadas a fazer da Copa do mundo uma oportunidade de aprendizado e de aproximação da comunidade. Além destes projetos, elaboramos para o próximo ano um calendário letivo especial e unificado para as mais de 5 mil unidades de ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Calendário escolar

No ano em que o Brasil sedia a competição mundial, as férias escolares para os 4,3 milhões de alunos da rede foram antecipadas e marcadas entre os dias 12 de junho e 12 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.

Outra definição do cronograma é que o início das aulas será antecipado do primeiro dia letivo de fevereiro – como tradicionalmente acontece – para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.

Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 19 de outubro, fazendo com que o segundo semestre letivo não seja tão longo se comparado ao primeiro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes.

Escola da Família

Desde 2003 a Secretaria da Educação, por meio do Programa Escola da Família, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana. O programa atua em cerca de 2.300 unidades escolares em todo o Estado, e em 2013 completou uma década de atuação.