• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/09/2016
Ensino Fundamental

Confira as datas do Saresp 2016

Exame mede rendimento em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos de ensinos Médio e Fundamental

A Secretaria da Educação definiu para os dias 29 e 30 de novembro a aplicação das provas do Saresp 2016 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Participam das provas alunos matriculados dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Divulgadas as datas, as redes municipais, particulares, Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” e SESI já podem manifestar o interesse para a aplicação da prova, por meio do formulário disponível na página de Consultas do Saresp. No espaço também constam o cronograma e os procedimentos adotados. Todas as escolas precisam possuir, no mínimo, 18 (dezoito) alunos por ano/série a serem avaliados. 

No Saresp, são avaliados o domínio das competências e habilidades básicas em Língua Portuguesa e Matemática de 1,1 milhão de estudantes de todas as regiões paulistas. Na última edição, a rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino.

O Exame é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Os indicadores também servem para comparação com as provas aplicadas em nível nacional, entre elas o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).

Dia da prova 

No dia de aplicação do Saresp, alunos dos anos/séries envolvidos realizarão as provas na escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”, e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM – múltipla escolha). Alunos com deficiência visual terão acesso às provas em escrita braile e em versão ampliada, por disciplina e por ano/série.

A realização das provas nas escolas será acompanhada, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.