terça-feira, 04/06/2013
CIMA

Consulta de resultados do Idesp está disponível para redes municipais

Mais de 500 cidades paulistas aderiram ao sistema de avaliação da Secretaria da Educação

Os 529 municípios paulistas que realizaram a prova do Saresp, em novembro de 2012, já podem consultar os resultados de suas escolas. O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) das unidades de ensino municipais foi calculado com base na avaliação de 261.351 alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, além de estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

A consulta do índice pode ser realizada na página do Idesp. O representante da rede municipal deverá selecionar a opção “Boletim da Escola 2012” e, em seguida, clicar em rede municipal. Para acessar a área, no entanto, é necessário fornecer nome de usuário e senha, dados que já foram informados aos gestores da educação nos municípios.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeou as despesas referentes à aplicação da prova em escolas municipais das cidades que assinaram o convênio com a Secretaria da Educação. Além dos mais de 250 mil alunos que cursam os anos e séries considerados para o cálculo do Idesp, outros cerca de 500 mil estudantes das redes municipais de ensino realizaram a prova do Saresp.

O Idesp é um dos principais indicadores da qualidade do ensino no Estado de São Paulo. O cálculo leva em conta o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, mensurados pelo Saresp, além dos indicadores de aprovação, reprovação e abandono. Com base nisso, as escolas recebem, todos os anos, uma meta para cumprir, que é estipulada de acordo com a realidade da unidade. No entanto, cada município pode utilizar os dados com base em seus próprios critérios, criando metas individuais.

Integração com municípios

Assim como a realização do Saresp, outra iniciativa de integração entre Estado e municípios garante o desenvolvimento do programa Ler e Escrever nas escolas municipais de 438 cidades paulistas.

Além da distribuição de materiais didáticos para as prefeituras parceiras, o programa ainda prevê a formação de profissionais e o acompanhamento da implantação do método nas unidades municipais que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Na rede estadual de ensino, a iniciativa é responsável pelo avanço do aprendizado dos estudantes entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados podem ser mensurados pelos números do Saresp de 2012, que destacaram a melhora em língua portuguesa observada nos últimos exames, desde a implantação, em 2007, do programa Ler e Escrever.

Os resultados conquistados pelas escolas da rede estadual de ensino foram divulgados em março deste ano. Saiba mais aqui.