Até o final do mês maio, 292 merendeiras e profissionais terceirizados que atuam na região sul da capital passarão por um treinamento do projeto “Cozinheiros da Educação”. O primeiro encontro, da segunda etapa formativa, aconteceu nesta terça-feira (10) na Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia.
As profissionais receberam dicas de preparo, tempero e apresentação de pratos elaborados em parceria com a chef Janaína Rueda. No treinamento, elas elaboraram os seguintes pratos: tartar de banana, strogonoff, feijoada, macarrão com moela, peixada, ovo com lentilha, mexidinho de carne moída, arroz, feijão e couve, cuscuz de frango, cuscuz de sardinha e macarrão com sardinha.
“Adorei. Vou aproveitar de tudo um pouco no meu cotidiano, na minha casa, na escola onde eu trabalho”, disse a cozinheira Jacceli Pereira Marinho, de 32 anos.
Oferecer comida de qualidade e com muito sabor aos alunos das escolas estaduais paulistas é o principal objetivo do projeto. Por isso, a Educação reforçou o uso dos produtos in natura no cardápio e novas receitas, com mais fibras, menos sódio e mais saudáveis.
“Importância é primeiramente promover educação alimentar e nutricional, estimulando que cardápio da alimentação escolar vá para a sala de aula. Em segundo lugar, não menos importante, é o empoderamento dos cozinheiros da educação, por meio da chef Janaina Rueda mostrando a importância do trabalho dos cozinheiros, e o seu papel tão nobre em uma sociedade que precisa resgatar o cozinhar e resgatar sua relação com o alimento de verdade para que a alimentação efetivamente promova saúde”, disse a nutricionista da Educação responsável pelo projeto, Giorgia Russo Tavares.
Para Rita de Cassia Bomfim Bezerra, PCNP do Núcleo Pedagógico da Diretoria Sul 2, a alimentação faz parte do processo educacional. “Eu achei maravilhoso, fenomenal. As cozinheiras das escolas terem a oportunidade de vivenciar todas essas receitas, com muita gentileza da chef que disponibilizou o seu tempo e trazer comida de verdade para o prato das crianças, trazer fatores nutricionais importante que inclusive favorece o processo educacional”, disse.
A primeira etapa do programa ofereceu formação às profissionais da Diretorias de Ensino Centro, Centro Oeste, Centro Sul. O processo de formação tem o objetivo de garantir que os pratos, sugerido pela ação, seja implantado com sucesso nas escolas da rede estadual.
“Eu achei que foi muito rico, produtivo. Agora foi o segundo grupo das merendeiras que teve a oportunidade de se formar. Vai ser muito enriquecedor. Vai trazer a comida de verdade para os nossos alunos, trazer uma merenda mais produtiva, mais rica”, explica Isa Vitielo, nutricionista, da Diretoria Sul 2.
O projeto Cozinheiros da Educação teve início em setembro de 2016 em parceria com a chef Janaina Rueda, que preparou dez novos pratos para o cardápio das escolas estaduais, e com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.