segunda-feira, 24/09/2018
Agenda do secretário

‘Creche Escola’ anuncia construção de unidade no município de Lorena

Com orçamento estimado em R$ 2,5 milhões, a creche terá capacidade para 150 crianças de 0 a 5 anos da região

Nesta segunda-feira (24), o secretário de Estado da Educação João Cury anunciou o início das obras de construção da Creche Jardim Primavera no município de Lorena. A unidade terá um orçamento estimado em R$2,5 milhões e dará espaço para atender até 150 crianças de 0 a 5 anos de idade.

A iniciativa faz parte do Creche Escola, programa do Governo do Estado de São Paulo que auxilia os municípios com a construção de creches e ampliação de vagas na educação infantil.

“Hoje, a questão a falta de vagas em creche é um drama que atravessa praticamente todos os municípios do Brasil. Com esse programa, estamos buscando atender essa demanda em todo Estado de São Paulo. Temos que ser parceiros dos municípios”, afirmou Cury.

O espaço seguirá os mesmos padrões das demais unidades já entregues pelo território paulista. Com 813,78 m² de área construída, o prédio possuirá sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço.

“Estamos iniciando um novo modelo de construção. A FDE vai executar a obra inteira e vai entregá-la pronta ao prefeito. Isso vai tirar burocracia da prefeitura e trazer mais agilidade ao processo”, afirmou Jhonny Oliveira, presidente em exercício da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão vinculado à Secretaria.

Em todo estado já foram entregues 321 creches, sendo 37 na capital e 284 no interior. Somente na região administrativa de São José dos Campos foram entregues 12 unidades e outras dez estão sendo construídas com a previsão de 1,3 mil novas vagas.

O secretário Municipal de Educação de Lorena, Júlio César Brebal Hespaña, ressaltou a importância da parceria com o Estado de São Paulo. “Eu agradeço o interesse e disponibilidade do Governo do Estado para com a educação infantil”, disse.

Na cerimônia, o vereador e representante da Câmara Municipal de Lorena, Cléber Maravilha, também comentou sobre os benefícios que o Programa Creche Escola trará ao município. “Esse convênio tem muita relevância. Acreditamos que toda mudança começa pela educação”, finalizou.