quarta-feira, 31/10/2018
Notícia

Curso sobre uso consciente da internet é oferecido pela EFAP

Iniciativa tem como objetivo advertir educadores sobre a importância de conhecer direitos e deveres do mundo digital

Profissionais da rede podem participar de uma formação voltada para o uso seguro e consciente da internet nos projetos pedagógicos e no currículo escolar. A iniciativa é promovida EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores) em parceria com a SaferNet e o Google.

“Educando para boas escolhas online: formação a distância sobre o uso seguro e consciente da Internet” é destinado a professores, coordenadores, diretores de escolas, supervisores de ensino e profissionais dos Quadros da Secretaria da Educação.

Com este curso, o intuito dos organizadores é familiarizar os profissionais sobre direitos e deveres na internet, bem como habilitar educadores para promoverem atividades que visam combater bullying digital, discriminações e exposição não consentida de imagens íntimas.

“Professores e alunos estão cada vez mais conectados ao mundo digital e a educação para o uso crítico das tecnologias é parte vital do desenvolvimento da cidadania plena na atualidade”, explica Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet Brasil.

Ele ainda explica que o fato de crianças e adolescentes utilizarem a internet muitas vezes ao dia não significa que desenvolvam maturidade e senso crítico para um uso responsável. Sendo assim, o papel dos educadores é essencial para conectar a cidadania a estas novas experiências nos ambientes digitais.

O curso é dividido em quatro módulos e conta com carga horária total de 60 horas. Ele será aplicado a distância pelo AVA-EFAP até o próximo dia 26 de novembro.

“As ações da EFAP devem atender aos interesses de toda comunidade escolar para garantir um ensino de qualidade a todos. Por isso, é importante valorizar os nossos profissionais”, comenta a coordenadora da EFAP, Cristina Mabelini.