• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 01/10/2025
Destaque

Dever de casa afasta aluno de Ribeirão Preto de escola por mais de 50 anos e ele conta por que decidiu voltar a estudar após aposentadoria

Rede estadual de ensino de Ribeirão Preto e região tem 225 estudantes com mais de 60 anos; saiba como voltar a estudar, independentemente da idade

O Dia do Idoso é comemorado nesta quinta-feira, 1º de outubro. Pessoas com mais de 60 anos de idade interessadas em voltar a estudar têm à disposição 43 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs), modalidade de ensino que oferece a oportunidade de estudar com presença flexível. Há, ainda, a possibilidade de frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino regular. As escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm 4.574 alunos com mais de 60 anos de idade em 2025. Na região de Ribeirão Preto, são 225 alunos 60+.

O número total de matriculados no estado em setembro deste ano é 48,8% maior do que no mesmo mês de 2023, quando eram 3.073 alunos com mais de 60 anos na rede estadual de ensino. Além dos CEEJAs e EJAs, a rede estadual também oferece formação de educação básica a pessoas privadas de liberdade, nas classes penitenciárias vinculadas às escolas estaduais.

50 anos depois, de volta à escola

No CEEJA Professora Cecília Dultra Caram, em Ribeirão Preto, 45 estudantes têm mais de 60 anos de idade.

Antonio Carlos de Souza, 64 anos, aluno do CEEJA de Ribeirão Preto, retomou os estudos meio século após ter abandonado a escola. Em 1972, quando cursava a 5ª série, passou por uma situação constrangedora ao voltar das férias sem o dever de casa — período em que trabalhava de madrugada entregando pães para ajudar a família. A experiência o afastou da escola por 52 anos.

Durante esse tempo, construiu carreira como técnico de som em veículos de comunicação como a Rádio Cultura e a TV Clube. Agora aposentado e vivendo com um salário mínimo, decidiu voltar a estudar para abrir novas possibilidades: pretende ingressar em um curso técnico ou até mesmo em uma faculdade.

Sobre o CEEJA, Antonio Carlos afirma que encontrou um espaço acolhedor e de muito aprendizado. E deixa um recado: “Que voltem para a escola o quanto antes. A vida me mostrou que o aprendizado da escola teria feito muita diferença, fez muita falta.”

No CEEJA, ele destaca a atenção dos professores e as atividades presenciais, como as aulas de artes.

Como voltar a estudar 

 Os CEEJAs oferecem aulas em formato flexível aos estudantes adultos. Os matriculados podem ir até a escola quantas vezes for possível durante a semana para sanar dúvidas com os professores. Ali, cada um deve realizar presencialmente as avaliações parciais e final.

A formação no Ensino Fundamental e Médio é organizada em regime de eliminação de disciplinas, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores, devidamente comprovados.

Em todo o Estado, há 43 CEEJAS e eles estão localizados em várias regiões. Nos CEEJAs, o aluno pode dar início aos estudos em qualquer época do ano. 

Para se matricular nos CEEJAs é preciso ter ao menos 18 anos, apresentar: 

  • Documento pessoal, como RG, CNH ou Certidão de Nascimento; 
  • Comprovante de endereço (neste caso, pode ser documento de próprio punho); 
  • Histórico escolar ou comprovante de escolaridade. 

No CEEJA, a ausência de algum dos documentos não deve ser obstáculo para a matrícula. Por exemplo, caso o candidato não possua comprovante de escolaridade, o Centro deve aplicar avaliações para definir a classificação do aluno em determinado ano do Ensino Fundamental ou série do Ensino Médio, de acordo com o seu nível de conhecimento. 

Para os 60+ que desejam voltar aos estudos e realizar seus sonhos, também é possível se matricular nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Na EJA, é preciso seguir todas as disciplinas para cada ano do Ensino Fundamental e para cada série do Ensino Médio e as aulas acontecem nas unidades da rede, no período noturno. Os anos finais do Ensino Fundamental podem ser concluídos em dois anos e as três séries do Ensino Médio em um ano e meio. 

Confira a lista dos 43 CEEJAs da Educação de SP aqui.