• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/09/2008
Idiomas

Diretores de escolas estaduais vão hoje a Londres conhecer sistema educacional inglês

Dirigentes de 10 países discutirão temas como gestão escolar e liderança com professores ingleses A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com o Conselho Britânico e levará hoje, segunda-feira, […]

Dirigentes de 10 países discutirão temas como gestão escolar e liderança com professores ingleses

A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com o Conselho Britânico e levará hoje, segunda-feira, 29 de setembro, cinco diretores de escolas estaduais paulistas a Londres. Eles conhecerão o sistema inglês de educação, no projeto Liderança Escolar e Novos Instrumentos de Aprendizagem.

Os diretores da Secretaria são os únicos representantes do magistério paulista. Ficarão em Londres até 3 de outubro. Visitarão cinco escolas londrinas.

Além do Brasil e da Inglaterra, outros nove países _ Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Jamaica, México, Peru, Trinidad e Tobago e Venezuela vão a Londres para trocar experiências e relatar processos práticos que envolvam liderança e gestão escolar. Os diretores também vão apresentar aos professores ingleses as experiências vivenciadas na rotina diária das escolas do Estado, além de exemplificar os métodos de sucesso adotados na rede estadual de ensino.

Os diretores paulistas serão acompanhados de um diretor de escola britânica, que irá apresentar e dialogar sobre a realidade escolar inglês. A ida dos diretores a Londres faz parte de um projeto maior, de troca de informação entre São Paulo e Londres. Todas as despesas da viagem do grupo de diretores serão custeadas pelo Conselho Britânico.

“Os educadores ingleses consideram como características marcantes do trabalho feito nas escolas estaduais de São Paulo a relação afetuosa que existe entre professores e alunos e a preocupação do corpo docente de provocar mudanças positivas no processo educacional”, afirma Laura Cecília Fogaça Bandoni de Oliveira, coordenadora estadual do projeto.

A escolha das escolas seguiu opção do Conselho Britânico, que pretende reunir escolas próximas ou em um grande centro urbano.

Escolas participantes

Escola estadual Caramuru – capital

Escola estadual Professor Salathiel Vaz de Toledo – Itu

Escola estadual Anecondes Alvez Ferreira – Diadema

Escola estadual Professor Jethro Vaz de Toledo – Piracicaba

Escola estadual Professora Suzana Benedicta Gijo Ayres – Indaiatuba