• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/11/2022
Notícia

Diretoria Campinas Oeste debate trilha antirracista com 5 mil pessoas

Evento na Estação Cultura Campinas teve apresentação de produções dos alunos

Com um público aproximado de 5 mil pessoas, a Diretoria de Ensino Campinas Oeste mobilizou alunos e educadores no evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, no dia 22 de novembro. Com o tema “Trilha Antirracista – Diversidade e Equidade: vamos conversar sobre!”, 97 escolas apresentaram o resultado das atividades realizadas durante o segundo semestre deste ano.

A Estação Cultura Campinas ficou tomada por cores, burburinhos e principalmente mensagens de conscientização sobre o que a data representa. A dirigente de Ensino, Patrícia Adolf Lutz, precisou de preparo físico para percorrer todos os stands.

“Foram mais de 5 horas de evento e fiz questão de passar em todos os stands. A produção dos alunos foi surpreendente. Sem falar que reunir em um mesmo local 97 unidades de ensino público foi uma marca para a educação de Campinas e principalmente para tratar de um assunto de grande importância, que é a Educação Antirracista da Secretaria da Educação do Estado de São Pualo”, disse Patrícia Lutz.

O evento foi organizado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino com o objetivo de estimular a discussão tão presente no cotidiano das escolas da rede estadual de ensino.

Os estudantes conduziram propostas organizadas em quatro segmentos: música, gêneros textuais, arte/cultura e atualidades. Eles trabalharam diversas linguagens para estimular que a educação antirracista esteja presente de forma constante no ambiente escolar.

“As atividades apresentadas incluíram atrações musicais, gêneros textuais, arte, cultura e atualidades para fortalecer, principalmente a formação continuada com estudantes, professores e servidores da educação. Tivemos ainda, apresentações no palco Diversidade da Estação Cultura Campinas, que foram organizadas pelas unidades e instituições do município”, finalizou.