• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/03/2021
Notícia

Diretoria de Ensino de Adamantina promove workshop de robótica para os professores

Ação é feita em parceria com UniFAI e visa introduzir novas tecnologias na sala de aula, com materiais de baixo custo

A Diretoria de Ensino de Adamantina e o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promovem o workshop Oficina do Saber para professores do ensino fundamental das redes públicas e privadas que atuam na região.

A parceria consiste em ensinar alguns elementos da robótica para que os docentes utilizem em sala de aula, com os alunos matriculados entre os 6º e 9º anos do ensino fundamental. Mais de 200 professores participaram do primeiro encontro, e a próxima reunião já tem data marcada: 12 de abril.

O primeiro encontro do workshop ocorreu no dia 15 de março, e foi através da ferramenta Google Meet, respeitando a fase emergencial que atualmente vigora no Estado de São Paulo.

O professor Eduardo Simões da USP de São Carlos, que comanda o trabalho, conta que a ideia do projeto é mostrar os equipamentos e ferramentas de softwares para a programação lúdica de algoritmos de controle de movimentação dos robôs.

Segundo ele, um dos principais pontos do workshop é de exibir como estes robôs podem ser úteis dentro de sala de aula como instrumento de ensino para motivar e atrair mais a atenção dos alunos da rede, além de também ser uma ótima chance de os estudantes terem mais familiaridade com este tipo de tecnologia.

Na primeira aula, Simões explicou sobre a montagem do robô, desde a programação, montagem de componentes com recursos online até a conclusão do modelo. O professor conseguiu criar uma aula totalmente remota para ensinar os outros educadores.

A construção dos robôs está sendo feita com material de baixo custo, com materiais reutilizáveis que são encontrados na escola e com sucatas no microcontrolador Arduíno.