• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/12/2022
Notícia

Diretoria de Ensino de Jacareí expõe ações do projeto Caminhos para a TransformAÇÃO

O evento reuniu as produções, que começaram em 2021, sobre desenvolvimento sustentável

Com o tema Caminhos para a TransformAÇÃO – Agenda 2030 e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a Diretoria de Ensino de Jacareí realizou, na Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira do município, a culminância sobre a produção do tema entre as escolas da Rede Estadual de Ensino e prefeitura das cidades que fazem parte da jurisdição da Diretoria.

A organizadora do evento, a professora Marta Pierro, comentou que das 59 unidades de ensino que fazem parte da DE Jacareí, 54 participaram, pois as que contam com ensino fundamental serão convidadas a participar em 2023.

“Nós demos início ao projeto Caminhos para a TransformAÇÃO em novembro de 2021, com uma mostra do que iria ocorrer neste ano. Fizemos oficinas nas escolas, mapeamento das comunidades, planos de ação, desenvolvemos jogos, acompanhamos escolas durante o ano letivo e agora a culminância com a apresentação do que ocorreu em 2022”, disse Marta Pierro.

Ela destaca, ainda, que a agenda 2030 é indivisível, pois todos os aspectos precisam ser trabalhados em conjunto, pois não é possível trabalhar isoladamente cada um. “Dentro dos pilares, nós consideramos como principal o ambiental / social / econômico. Mostramos para a comunidade a importância em cuidar do meio ambiente e, ainda, ações sociais que ocorreram em todas as escolas. Na questão econômica tentamos aliviar um pouco o sofrimento que a comunidade passou durante a pandemia e o principal foi trazer para dentro das unidades escolares os alunos” finalizou a organizadora.

Thaianne Margarida Santiago Bernardino, dirigente de ensino de Jacareí, explicou que os participantes se comprometeram a tomar medidas para promover o desenvolvimento sustentável. “É um plano de ação para as pessoas, o planeta, a prosperidade para fortalecer a paz universal”, completa. O evento, segundo ela, faz parte do documento: Transformando o Nosso Mundo Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidades), com a participação de 193 estados-membros, com o objetivo principal da erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões. “Em 18 de novembro de 2021, Jacareí deu início ao projeto com a divulgação do projeto Caminhos para a Transformação – Agenda 2030/ODS. Nesta oportunidade, com a presença de diversas autoridades do município e região, foi apresentado que o intuito era mapear as unidades escolares para desenvolver o plano de ação para promover os princípios sociais, econômicos e ambientais”.