Uma das precursoras dos Projetos Trilhas de Letras e Números em Ação , desenvolvidos pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) em parceria com a Gerência de Informática (GIP), a Diretoria de Ensino de São Vicente capacitou nos períodos de 14 a 16 e de 17 a 21 de junho, cerca de 40 professores que trabalharão exclusivamente nos projetos de reforço e recuperação nas escolas estaduais com salas de informática. No próximo dia 5 de julho, mais 62 docentes iniciarão o 1º módulo da capacitação.
O objetivo dos projetos é suprir as dificuldades dos alunos de 5ª e 6ª séries, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta principal, portanto as aulas são desenvolvidas nas salas de informática. O Trilha de Letras, voltado para os professores da disciplina de língua portuguesa, propõe a leitura, produção de textos e de conhecimentos lingüísticos. Já o Números em Ação, destinado aos docentes de matemática, prevê a realização de cálculos, compreensão e aplicação de operações matemáticas. O material didático é constituído por apostilas e softwares de informática.
A dirigente regional de Ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, acredita que os projetos renderão bons resultados para a região. “A utilização de recursos tecnológicos facilita o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista a proximidade dos alunos com estes equipamentos. A assimilação dos conhecimentos ocorre de forma mais prazerosa”, explica a dirigente.
Renata Ferrarezi