terça-feira, 23/10/2012

Com violão ou óculos 3D, professores mostram formas diferentes de ensinar

Vitor e Maurício lecionam na rede há apenas dois anos, mas isso não significa que não não tenham experiência e talento para fazer aulas criativas e envolventes. Os dois professores, […]

20120925_headers_template_620_05

Vitor e Maurício lecionam na rede há apenas dois anos, mas isso não significa que não não tenham experiência e talento para fazer aulas criativas e envolventes. Os dois professores, que dão aulas para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Isaí Leiner, na zona leste da capital, aproveitaram conhecimentos além de suas disciplinas para dividir a lousa e o giz com o violão, o computador e até os óculos 3D.

Com nariz de palhaço e giz na mão, professor inova forma de dar aula

Professor de História e Sociologia, Vitor Ramos dos Santos Lobo tem a música presente na sua vida desde criança. Aprendeu a tocar o violão por meio de um projeto quando estudava em uma escola pública da capital. A prática se tornou paixão e, logo depois, profissão, já que Vitor se tornou músico antes mesmo de se formar. Hoje, o jovem descobriu na sala de aula uma nova paixão.

Foi assim que Vitor encontrou uma forma de unir os dois: trabalhando com os alunos os músicos e compositores importantes para a história e a cultura brasileira, entre eles, um de seus favoritos, Adoniran Barbosa. “Acho importante mostrar as letras e fazer discussões. Com as músicas do Adoniran Barbosa esse trabalho é sensacional, porque faz parte da realidade deles, na zona leste”, explica.

Com nariz de palhaço e giz na mão, professor inova forma de dar aula

Aos 22 e 69 anos, professoras relatam experiências e perspectivas como educadoras

Ao mesmo tempo em que acordes são tocados em uma das salas da E.E. Isaí Leiner, em outra, as luzes estão apagadas e os alunos ficam vidrados na projeção do sistema solar que, além de se mover diante de seus olhos, é projetada em três dimensões. Com seu conhecimento em informática, o professor de Física da unidade, Maurício Otaviano de Queiroz, produz e seleciona modelos e animações que mostram desde o movimento dos planetas até o comportamento de moléculas, tudo utilizando a Estereoscopia, o efeito que transforma uma imagem comum em 3D por meio de óculos especiais. “Conceitos como força, campos e outras grandezas da Física são todas invisíveis. O aluno tem que usar a imaginação para compreender. Minha preocupação é mostrar para eles, de alguma forma, isso que é invisível”, revela.

Como é o trabalho de um professor? Ensaio fotográfico mostra a rotina de oito educadores

Conheça a página da Secretaria da Educação no Facebook

As aulas “diferentes”, propostas pelos dois educadores não são apenas para entreter, mas também fazem muita diferença na atenção e desempenho dos alunos. “O que eu sinto é que o interesse dos alunos muda. Eles têm interesse em ver uma coisa diferente”, afirma Maurício. A opinião de Vítor é semelhante. “A música, antes de qualquer coisa, os mantém atentos, para que eles aprendem enquanto se divertem. Esse é o ponto principal”.