
O município de Lupércio ampliou a oferta de vagas na educação infantil com a inauguração da Creche e Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço Sonho Meu. A unidade do Programa Creche Escola foi entregue nesta quinta-feira (29) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e tem capacidade para atender até 150 crianças de zero a cinco anos.
Com investimento de R$ 3 milhões, a nova estrutura integra a rede municipal de ensino e reforça o atendimento à primeira infância. Durante a cerimônia, o Estado foi representado pela coordenadora da Unidade Regional de Ensino de Marília, professora Ana Luiza Bernardo Guimarães.
A escola possui mais de 813 m² de área construída, distribuídos em dez ambientes pedagógicos, oito espaços de vivência, três áreas administrativas e 12 ambientes de serviço. A unidade conta com seis salas de atividades, berçários para repouso e para atividades, sala de uso múltiplo, lactário, fraldário e pátios coberto e descoberto.
A edificação foi projetada de acordo com as normas de segurança e acessibilidade, oferecendo condições adequadas para o desenvolvimento das crianças atendidas. No estado, as obras da Educação são acompanhadas pela Fundação pelo Desenvolvimento da Educação (FDE).
Para a coordenadora da Unidade Regional de Ensino de Marília, professora Ana Luiza Bernardo Guimarães, a entrega da nova unidade representa um avanço para a educação infantil na região. “A inauguração da creche em Lupércio é uma conquista importante para a comunidade e contribui para o fortalecimento da educação da primeira infância”, afirmou.
Desde janeiro de 2023, a região de Marília já recebeu novas creches nos municípios de Álvaro Carvalho, Garça, Herculândia, João Ramalho e Palmital.

Programa Creche Escola
Desde o início da atual gestão, já foram inauguradas 70 novas unidades do Programa Creche Escola. Ao todo, foram geradas 9,1 mil vagas para crianças de zero a cinco anos de idade, totalizando investimento de R$ 176,2 milhões (obra + mobiliário).
Para viabilizar a construção de novas creches, os municípios podem aderir ao Programa Ação Educacional Estado Município Educação Infantil (Paem) ou ao Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). No primeiro caso, Seduc, FDE e prefeituras firmam um termo de convênio, por meio do qual toda a execução do edifício escolar padrão FDE é de responsabilidade da fundação. Já no Painsp, é firmado um termo de compromisso entre a Seduc-SP e os municípios, cabendo às prefeituras a contratação e a execução das obras e à FDE a realização de vistorias e acompanhamento da obra.