• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/06/2022
Notícia

Educação de SP participa de campanha de combate ao abuso e à violência contra crianças e jovens

Em conjunto com o Tribunal de Justiça de São Paulo, Secretaria de Educação apoia a iniciativa “#NãoSeCale”

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) por mais um ano apoia a campanha #NãoSeCale, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). A iniciativa tem o objetivo de chamar atenção da população para que toda sociedade possa atuar de forma ativa no combate ao abuso e à violência contra crianças e adolescentes.

Segundo o TJ-SP, nos primeiros quatro meses de 2022 mais 4 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas. O aumento é apontado como um reflexo do retorno às aulas presenciais, já que a escola costuma ter um papel importante na identificação de casos suspeitos. É no ambiente de ensino que, muitas vezes, os professores e coordenadores notam mudanças no comportamento dos estudantes, fazendo com que a instituição acione o Conselho Tutelar.

“A Educação ocupa espaços na sociedade que ultrapassam os muros das escolas, e esse tipo de campanha é um exemplo disso. A violência contra crianças e adolescentes deve ser prevenida e combatida, por isso a Seduc-SP reforça o seu apoio à campanha. Para isso vai reforçar a mobilização e de todos os seus profissionais para o enfrentamento desses episódios”, declara o Secretário Estadual da Educação, Hubert Alquéres.

A hashtag Não Se Cale chega ao seu terceiro ano, sempre com o apoio da Seduc. Ao longo desse período produziu uma série de materiais informativos para promover a conscientização e o combate a esses crimes. O TJ-SP também fez um levantamento onde mostra que as denúncias mais do que dobraram em comparação a 2020.

As denúncias sobre maus-tratos, violência ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser feitas gratuitamente pelo número de telefone 100, por qualquer cidadão, de forma anônima. O serviço funciona diariamente em todo o país, das 8 às 22 horas, inclusive em finais de semana e feriados.