
Mais de 150 eventos em todo o estado são organizados pelas 91 unidades regionais de ensino (URE) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para a entrega de 117,4 mil medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes classificados na primeira edição da Olimpíada Interpreta SP (Olisp).
A nova competição implantada em 2025 pela Seduc-SP testa a competência leitora e habilidades em interpretação de texto de estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Médio.
A Olisp é dividida em três níveis:
- 1, para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
- 2, para alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental;
- 3, reservado aos estudantes das três séries do Ensino Médio.
Assim como na Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (Omasp), a Olisp reconhece com medalhas 5% dos estudantes com as melhores notas de todos os municípios paulistas matriculados em escolas de tempo parcial e integral.
A série de premiações regionais começaram no dia 29 de novembro, com a premiação de estudantes das cidades de Arujá, Itaberá, Guararema, Jacareí e Santa Isabel.
Na capital, o reconhecimento aos alunos da Unidade Regional de Ensino Sul 3 reuniu 2.800 estudantes medalhistas no último dia 4 de dezembro.

Alunos da URE Sul 3 durante premiação na última semana
“A Olisp trouxe desafios que fazem parte do dia a dia dos alunos, como a leitura, a discussão com colegas e professores, a interpretação dos textos escolares e do cotidiano”, destaca o coordenador de Olimpíadas da Seduc-SP, Roberto Serra Campos Júnior.
O último dos mais de 150 eventos para a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze acontece no dia 17 de dezembro, na cidade de Piraju, no Centro de Convenções Doutor Richardson Louzada, na Vila Cantizani.