• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/05/2020
Tecnologia

Educação disponibiliza Word, Excel e outros programas gratuitamente para toda rede

Por meio de parceria com a Microsoft servidores e alunos podem baixar Office 365 em até cinco dispositivos

Durante o isolamento social a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) tem se amparado nas tecnologias digitais para garantir o estudo dos 3,5 milhões de alunos. Mas não é só durante a pandemia que a Seduc-SP busca parcerias para proporcionar inovação a rede estadual, uma de muito sucesso é com a Microsoft que disponibiliza gratuitamente o pacote Office 365 para alunos, professores e servidores da rede estadual.

Para ter acesso ao pacote é preciso possuir e-mail institucional da Educação de São Paulo, disponível para todos os funcionários e estudantes, que pode ser obtido na Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/). Com este e-mail é só acessar o Portal da Microsoft (https://portal.microsoftonline.com) e selecionar a opção “Instalar o Office”. Após o download permita a execução do arquivo em seu computador, siga os passos solicitados, aguarde o término da instalação comece a usar o Office.

O pacote Office 365 contém os programas de referência utilizados no mundo inteiro, como Word, PowerPoint e Excel que podem ser baixados em até cinco dispositivos diferentes, como PCs e dispositivos moveis. A parceria ainda disponibiliza espaço na “nuvem” que permite salvar documentos online para ter o acesso remoto, ideal para quando voltarem as aulas presencias.

Parceria com a Google

Outra grande parceria da Seduc-SP é com a Google que também disponibiliza e-mail institucional para servidores e alunos, permitindo acesso ao Google Forms, Google Docs, Google Sheets, Google Drive, Google Classroom, entre outras plataformas da empresa. A conta institucional Google pode ser encontrada após o login na Secretaria Escolar Digital no canto superior direito.

No caso dos alunos, se o e-mail não estiver aparecendo os mesmos devem abrir uma ocorrência no Portal de Atendimento – SED (https://atendimento.educacao.sp.gov.br/).
Na descrição é necessário informar nome completo e RA.

Durante a pandemia o Google Classroom é uma das ferramentas mais escolhidas por professores para compartilhar conteúdo com os estudantes. Por isso a CITEM (Coordenadoria de Informação, Evidência, Tecnologia e Matrícula) desenvolveu junto a Google uma forma de acesso ao Classroom dentro do aplicativo Centro de Mídia de SP (CMSP), que possui dados móveis patrocinados pela Seduc-SP, assim quando o Classroom for utilizado dentro do CMSP não haverá nenhum custo ao usuário.