O Programa Creche Escola entregou uma nova unidade no município de Santa Ernestina, na região central, nesta sexta-feira (15). No total, foram investidos R$ 1,6 milhão do governo paulista na construção do edifício.
“Com esse investimento, conseguimos transformar e mudar a vida de muitas famílias”, explica o coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE), Júlio César Ramos.
Ao todo, a creche tem 813,78m2 de área construída e capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos, com pontos de acessibilidade para melhor atender portadores de deficiência. A unidade é equipada com sete salas, dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e uma área de serviço.
O evento de inauguração contou com a participação do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Leandro Damy.
Creche Escola
O Programa Creche Escola acontece em parceria entre o Governo de São Paulo e os municípios. Para viabilizar a obra, o município deve apresentar um terreno compatível com os modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação e a documentação requerida. A Secretaria de Estado da Educação efetua o repasse das verbas.
A parceria é tida como um dos principais pontos do programa. “As parcerias entre município e Estado nos permitem fazer o mais importante, que é cuidar das crianças que moram no Estado de São Paulo”, afirma o secretário da Educação Rossieli Soares.
O projeto visa expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 347 unidades dentro do Programa Creche Escola, sendo 308 no interior e 39 na capital, e outras 261 estão em construção. Na região central, já foram entregues 10 unidades e outras 13 estão com obras em andamento.