A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levará 5.680 alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais localizadas na região de São José dos Campos a atividades culturais até o fim deste mês. A ação integra os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura e de assistir a espetáculos teatrais e de dança.
A programação inclui visitas a instituições culturais da região, como a Fazenda São Sebastião do Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba, o Museu de Esportes e o Museu do Folclore, ambos em São José dos Campos. Dos 5.680 estudantes beneficiados, 160 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba; 360, pela Diretoria de Ensino de Guaratinguetá; 400, pela Diretoria de Ensino de Jacareí; 1.640, pela Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba; 1.360, pela Diretoria de Ensino de São José dos Campos; e 1.760, pela Diretoria de Ensino de Taubaté. Somente neste mês, a Secretaria da Educação vai investir R$ 162 mil no desenvolvimento dos projetos na região.
Em todo o Estado, durante este mês, os projetos beneficiarão 101.120 alunos da rede estadual de ensino, com investimento de R$ 2,8 milhões. Estão previstas visitas a 133 instituições culturais parceiras. As vagas são disponibilizadas às diretorias regionais de ensino, que as distribuem às escolas estaduais. O transporte e o lanche dos estudantes são fornecidos pela Pasta.
Ao longo do ano estão previstas mais de 20 mil atividades culturais, que deverão beneficiar 815 mil alunos em todo o Estado. Até o fim do ano, deverão ser investidos mais de R$ 23,2 milhões em ambos os projetos.
Sobre o Cultura é Currículo
Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa foi concebido conforme o Currículo do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).