sexta-feira, 28/11/2014
CEL

Oito em cada dez alunos de intercâmbio à Europa viajam de avião pela primeira vez

Espanha, França e Inglaterra são destinos de 219 estudantes que participam de intercâmbio da Pasta

A partir desta sexta-feira (28), 219 alunos da rede estadual de ensino dão início a uma experiência única: vão vivenciar 20 dias de intercâmbio na Europa. Questionário aplicado pela Educação revela que oito em cada dez jovens vão viajar de avião pela primeira vez. Para 95% deles será a estreia também fora do País. A ação objetiva que eles participem de cursos intensivos de idiomas na Espanha, França ou Inglaterra e aprimorem a bagagem cultural.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos os alunos participantes estão matriculados nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) e concorreram à viagem com outros 5 mil estudantes. Além da prova de conhecimentos específicos em espanhol, francês e inglês, os selecionados obtiveram, nos quatro bimestres do ano letivo anterior ao de realização da prova, frequência mínima de 75% nas aulas de idiomas e média igual ou superior a sete em língua inglesa.

Para marcar o começo da experiência, a Educação organizou um café da manhã com todos os intercambistas na manhã desta sexta-feira (28), em Guarulhos, próximo do Aeroporto Internacional. Na ocasião, além de se despedirem dos pais, os alunos podem tirar as últimas dúvidas sobre a viagem e partilhar as expectativas.

Os custos com emissão de documentação, transporte, alimentação e estadia serão todos pagos pela Secretaria da Educação. O pacote também inclui aulas em centros de ensino, assim como passeios culturais monitorados nas capitais dos três países destinos. Em 2013, outros 356 alunos da rede estadual compartilharam a mesma experiência na Argentina, Inglaterra e França.

– Conheça aqui histórias de quem já participou do intercâmbio

Sete cursos de idiomas gratuitos

Os Centros de Estudo de Línguas (CEL) oferecem aluas de espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, japonês e mandarim. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão. Os cursos são voltados para estudantes que estejam matriculados do 7º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Para realizar o cadastro, os alunos ou responsáveis, no caso de menores de 18 anos, devem comparecer a uma das unidades com a cópia do RG.