• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/08/2004
Últimas Notícias

Educadores da rede aprendem a utilizar as Tecnologias da Informação

Até o dia 17 de agosto, mais de duzentos educadores da rede estadual de ensino serão capacitados no Projeto de Formação de Gestores Escolares e Tecnologias. Uma realização da Secretaria […]

Até o dia 17 de agosto, mais de duzentos educadores da rede estadual de ensino serão capacitados no Projeto de Formação de Gestores Escolares e Tecnologias. Uma realização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e a Microsoft Brasil, o objetivo do Projeto é desenvolver um trabalho de formação de gestores de escolas estaduais para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano da escola, além de apoiar e prover condições para que os professores possam incorporá-las à prática pedagógica.

Nesta primeira etapa, os educadores serão divididos em sete turmas, e a participação será de dois dias cada um. O curso acontece das 8h30 às 17h30, na Fundação Bradesco, na Estrada Velha de Indaiatuba.

“O Gestão Escolar e Tecnologias é um projeto de cooperação para a melhoria da qualidade da educação por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). É o ponto de partida para a inserção da tecnologia na gestão e no dia-a-dia escolar”, explica o presidente da FDE, Tirone Chahad.

O curso total será ministrado em quatro módulos, com duração de 80 horas, distribuída ao longo de quatro meses, sendo: 32 horas presenciais, com atividades na Rede do Saber ou nos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTEs), e 48 horas à distância, por meio do ambiente Microsoft de Educação.

Atualmente, os computadores já estão presentes nas escolas, seja nas salas ambientes de Informática, na sala da diretoria, na secretaria, entre outras dependências. Esta capacitação abre aos educadores a oportunidade de reconstruir sua prática integrando a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo aos alunos uma formação condizente com algumas necessidades da sociedade atual.

Participam do Projeto, os supervisores de ensino, assistentes técnico-pedagógicos (ATPs) dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional, os diretores e vice, além dos coordenadores pedagógicos das escolas.

Material didático

Durante o curso, além da pasta com apostilas, os educadores receberão um CD Biblioteca do Gestor Escolar, que disponibiliza conteúdos de referência sobre Gestão Escolar e Tecnologias, com links para sites relacionados ao tema.

Os textos do CD foram escritos por especialistas e pesquisadores que contribuem para a prática do gestor escolar no uso das tecnologias. Além disso, dispõe de informações sobre o projeto como um todo e serve para tirar as dúvidas dos educadores. Tudo foi formatado levando-se em consideração a prática e os problemas do gestor escolar, as teorias educacionais, por isso tem o aval e acompanhamento da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), e o uso da TIC no cotidiano da escola.

Os parceiros

A PUC-SP é a responsável pela concepção do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, e desenvolvimento dos conteúdos com as estratégias adequadas à metodologia e aos objetivos da formação, implementando-os no ambiente virtual.

Já a Microsoft, tem a incumbência de viabilizar o suporte tecnológico do projeto. Desse modo, vai prover recursos para o desenvolvimento dos conteúdos e disponibillizar a plataforma de suporte às atividades à distância.

“A Secretaria está à frente de uma série de iniciativas para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. E entre nossos objetivos estão ampliar e re-significar conteúdos, otimizar investimentos, e desenvolver projetos de investigação e nova metodologias para a formação de gestores escolares”, conclui, Tirone Chahad.

Serviços:

Projeto Formação de Gestores Escolares e Tecnologias

Data : de 9 à 17 de agosto

Horário : das 8h30n às 17h30

Local: Fundação Bradesco, SP 73, KM 3,5 – Estrada Velha de Indaiatuba

Wania Torres