sexta-feira, 13/08/2021

Efape abre inscrições para cursos do Programa Ensino Integral(PEI)

Podem ser realizadas no AVA-EFAPE até 20 de setembro; público-alvo das formações são os profissionais da Educação Paulista, não se restringindo somente aos profissionais que atuam no programa

Já estão abertas as inscrições para quatro cursos oferecidos pelo Programa Ensino Integral (PEI). Servidores da rede pública de Ensino interessados podem realizar a inscrição no site da Efape (linkar efape.educacao.sp.gov.br) até 20 de setembro. São quatro opções oferecidas pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP): Orientação de Estudos, Professor Coordenador de Área, Modelo de Gestão e Clubes Juvenis.

As ações reúnem conteúdos relacionados às metodologias e práticas pedagógicas do PEI, que contribuem para a formação integral dos estudantes. Por isso, o público-alvo das formações não se restringe aos profissionais que atuam no programa. Podem participar profissionais de diferentes categorias: Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE); além de profissionais das redes municipais de Ensino, como diretor(a), vice-diretor(a), professor(a) coordenador(a) pedagógico(a), PEB I e II, monitor(a) e auxiliar.

Os cursos foram elaborados e produzidos pela Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo), a partir dos documentos norteadores do PEI, elaborados pela Coped (Coordenadoria Pedagógica da Seduc-SP) – parceira na revisão dos cursos. Por meio de estudos de caso, jogos, cenários de decisão e outros recursos, os cursistas poderão compreender como funcionam os elementos do PEI na prática.

Vale lembrar que as opções Modelo de Gestão e Clubes Juvenis são reofertas. Deste modo, os cursistas aprovados na edição anterior desses cursos não podem participar.

Sobre os cursos ofertados
Modelo de Gestão – 2ª edição/2021
O curso está fundamentado nos princípios do Modelo Pedagógico, nas premissas do Modelo de Gestão e nos Instrumentos de Gestão do PEI e visa auxiliar as práticas e a reflexão sobre a rotina dos profissionais da educação.

Clubes Juvenis – 2ª edição/2021
Objetiva possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos sobre a metodologia aplicada nas escolas do PEI. Por meio desses clubes, os estudantes desenvolvem autonomia, senso de responsabilidade e o protagonismo juvenil, participando efetivamente do processo de aprendizagem.

Professor Coordenador de Área (PCA) – 1ª edição/2021
Contextualiza o papel e as atribuições do Professor Coordenador de Área (PCA) dentro do modelo pedagógico e de gestão do PEI. Também aborda a importância do trabalho do PCA na articulação entre os componentes de sua área de atuação e entre as áreas, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho inter/transdisciplinar. Para cada área, são apresentadas as principais metodologias e recursos pedagógicos, de acordo com a etapa de ensino, procurando evidenciar o desdobramento dos trabalhos pedagógicos no desenvolvimento das formações de cada área (ATPCA) e na articulação da coordenação pedagógica junto à atuação docente.

Orientação de Estudos – 1ª edição/2021
O componente Orientação de Estudos (OE) é estruturado a partir do princípio da competência de “aprender a aprender”. Deste modo, é possível incentivar a autonomia, a responsabilidade, a consciência, o gosto pelo estudo e a postura protagonista do estudante em relação à própria aprendizagem. Amplia os conhecimentos sobre a OE e apoiar os professores na orientação de estratégias e técnicas de estudo que possam subsidiar os estudantes em sua jornada escolar.

As informações estão também no boletim.

Mais sobre os cursos
Acesse: https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/