• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/03/2015
Alimentação Escolar

Enquete com alunos auxilia na definição do cardápio em escola de São Paulo

Ação é um projeto idealizado pelo Grêmio Estudantil

Com o objetivo de conhecer a preferência dos alunos no quesito merenda escolar, os alunos do Grêmio Estudantil “Geração Consciente”, da E.E. Carlos Maximiliano, localizada em São Paulo, realizaram uma atividade diferente e que está revelando bons resultados sobre a comida oferecida pela unidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Tudo começou no final do ano passado, quando os estudantes gremistas se reuniram com a diretoria da escola para discutir como poderiam identificar os gostos dos alunos e, também, a qualidade da comida oferecida pelo projeto “Alimentação Saudável”, que consiste no enriquecimento da merenda escolar com outros alimentos. Neste sentido, decidiram realizar uma enquete onde, dentro de uma urna de plástico, os alunos colocariam pequenos papeis com formatos de rostinhos, que simbolizariam a satisfação dos alunos com a refeição. 

“Aqui nós temos o cardápio da alimentação, que é oferecido pelo Estado. E nessa campanha, nós tivemos como objetivo identificar não só a qualidade da comida, como também o que os alunos queriam na salada, sobremesa, suco e outros”, conta Agustina Villa, atual presidente da chapa Geração Consciente e uma das idealizadoras do projeto.

A ação, que acontece a cada dois meses, tem a participação de toda a escola e o resultado revela-se satisfatório, segundo conta o vice-diretor da unidade, Marcelo Clementino. “O nosso objetivo com esse projeto é difundir o protagonismo juvenil e também dar voz aos alunos da escola. Nós permitimos comentários e observações de nossos colegas sobre a merenda escolar. Fazemos as anotações e passamos os resultados para a direção”, afirma Agustina.

Grêmio Estudantil 

Os grêmios estudantis estimulam os estudantes a participar da vida escolar e também da rotina da comunidade. Por meio dos grêmios, é possível fomentar novos projetos dentro das unidades nas áreas de comunicação, cultura, esporte, social e política, para aumentar a representatividade dos estudantes nas escolas, e, dessa forma, em conjunto com professores e gestores, aprimorar a gestão e aprendizado diário em sala de aula.

No Portal da Educação, alunos e professores podem acessar a página exclusiva dedicada ao Grêmio Estudantil. O endereço eletrônico reúne imagens, vídeos, exemplos de boas práticas realizadas em diferentes municípios paulistas, além de um passo a passo para começar um grêmio e dicas sobre comissão, estatuto, funções do colegiado, Assembleia Geral, eleição e renovação de liderança.