• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/12/2021
Ensino Integral

Ensino Integral: Educação SP encerra formação para mais de dois mil servidores

Ribeirão Preto recebeu o evento entre segunda e quarta-feira

A ampliação do ensino integral em todo o Estado contou com mais um capítulo importante nesta quarta-feira (15), em Ribeirão Preto (SP), com o encerramento da formação de mais de dois mil servidores. Iniciada na última segunda-feira (13), a programação atendeu dirigentes, supervisores de Ensino, diretores de núcleo pedagógico, professores coordenadores de núcleo pedagógico (PCNPs) e diretores das escolas PEI (Programa Ensino Integral) da rede estadual.

O último dia contou com apresentações de temas pedagógicos, como Acolhimento, Projeto de Vida, Projeto de Convivência, Tutoria e Práticas Experimentais, sempre com o compartilhamento de experiências reais para ilustrar os desafios da rotina escolar. O encerramento do evento contou com a palavra do Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, com as novidades a respeito dos planos de carreiras para os professores e esclarecimento de dúvidas. “Em 2012, eram 16 PEIs. No próximo ano letivo, serão 2.050 em todo o Estado. Foi uma capacitação 100% construída junto à rede. Usamos casos reais para transmitir as mensagens de forma mais objetiva. São práticas que os diretores pensam como replicar nas escolas”, afirmou.

Outros pontos da programação foram comentados por Bruna Waitman, Coordenadora da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo). “Além disso, a participação de alunos acolhedores, a apresentação da peça teatral ‘O Rei Leão’ e outros pontos mostraram como as escolas PEI podem desenvolver integralmente os nossos estudantes”, celebrou.

Uma proposta de cronograma com formações mensais, a partir de 2022, também foi apresentada. Sobre a oportunidade do reencontro pessoal, a Coordenadora não poupou elogios. “Foi muito emocionante estar com todos eles. Foi muito potente. Permite que a gente troque, converse, se conecte”, emendou.

“O Rei Leão”

Na terça-feira (14), a formação teve um momento ímpar: a apresentação da peça teatral “O Rei Leão” pelos estudantes anfitriões da Escola Estadual Professor Doutor Oscar de Moura Lacerda, que cursam a Eletiva do Musical “Savana Show”. A diretora Marta Murari explicou que a obra, ensaiada durante cinco meses, é resultado da parceria dos professores Simone Tunis, de Arte, e Murilo Galerani, de Matemática. Foi o segundo musical produzido na escola, que precisou ser adiado em razão da pandemia. O elenco foi composto por 25 estudantes. Outros sete atuaram no cenário e oito na maquiagem. “É mais uma oportunidade para os alunos conhecerem e estarem inseridos em grandes clássicos, como esse da Disney. Além disso, é importante por fazer referências à cultura africana e trabalhar o projeto de vida. Foi muito gratificante comprovar que os nossos jovens são capazes de superar limites e mostrar a capacidade de se apresentar para um público tão grande”, pontuou.

 

Confira a lista de escolas do PEI previstas para 2022.