quarta-feira, 01/06/2022

Equipe da rede estadual é destaque no Festival SESI de Robótica

Sanja Storm, grupo sediado na Escola Estadual Professor Alceu Maynard Araújo, de São José dos Campos, foi escolhida para receber o prêmio dos juízes

Na última semana a equipe Sanja Storm, composta em sua maioria por alunos da Escola Estadual Professor Alceu Maynard Araújo, de São José dos Campos, participou do Festival SESI de Robótica Estudantil na categoria FTC, na cidade de São Paulo. A equipe foi escolhida para receber o 1º lugar do Judges Choice Award, premiação dada pelos juízes para a equipe pelos esforços aplicados durante a competição.

“Na disputa ficamos em 22º lugar entre as 44 equipes que disputaram o torneio. Resultado maravilhoso. Já o prêmio dos juízes é dado a equipe cujo desempenho, durante a competição, merece reconhecimento. A hora que anunciaram a nossa premiação foi emocionante”, conta a mentora da equipe, a professora aposentada Margarete Martins Costa Iamamoto.

Nesta temporada, o desafio dos competidores foi elaborar projetos relacionados a transporte e logística. Com o desafio de descobrir ‘pontes’ para conectar o futuro, os estudantes tiveram que aplicar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs, para completarem missões.

“Apresentamos o M-02, nosso robô para a temporada ‘Freight Frienzy’ da First Tech Challenge (FTC). Nos sentimos honrados em representar as escolas públicas do Brasil no torneio, mas queremos mudar esse quadro. Não queremos ser únicos! Queremos que tenham mais equipes de escolas públicas se envolvendo na robótica e competindo conosco. Esse prêmio é dedicado ao legado do nosso mentor Vinícius Castro, conhecido carinhosamente na comunidade da robótica como Mancha, que infelizmente nos deixou há um ano”, afirma o estudante Ryan Barreto da Silva.

Histórico

A jornada da Escola da Estadual Professor Alceu Maynard Araújo em competições começou em 2016, com a equipe Brazilian Storm, sediada na escola, que compete na categoria FRC (robôs até 54 kg). Em 2020, a segunda equipe, Sanja Storm de FTC, foi formada. O projeto foi fundado e é conduzido por mentores voluntários.

Para a Dirigente de Ensino de São José dos Campos, Maria Beatriz Salles de Oliveira, a participação de estudantes, da rede estadual em torneios, incentiva outras escolas a organizarem equipes e buscar parceiros.

“Estas participações demonstram que a inovação e tecnologia fazem parte da nossa rede, além do protagonismo juvenil dos nossos estudantes. Por intermédio do Inova Educação, os estudantes são incentivados à criatividade e ao amplo uso da tecnologia, para a elaboração e execução de projetos, resolução de problemas, o que favorece o desenvolvimento integral do aluno”, ressalta a Dirigente.